Tráfego móvel de vídeo vai crescer 50% ao ano até 2022
Até 2022, o número de subscritores de banda larga móvel deverá ascender aos 8,9 mil milhões de dispositivos móveis. Actualmente, existem 4,1 mil milhões de subscrições de banda larga móvel em todo o mundo e o tráfego de dados cresceu 50% no terceiro trimestre deste ano, face ao período homólogo do ano passado.
Os dados são do mais recente “Mobility Report” da Ericsson, onde a tecnológica avança ainda que o tráfego móvel referente a conteúdo vídeo é cada vez mais dominante: nos dispositivos móveis, deverá crescer 50% ao ano até 2022 e representar cerca de 75% do total do tráfego móvel. As redes sociais são o segundo maior tipo de conteúdo, que deverá crescer 39% por ano, nos próximos seis anos.
O mesmo relatório indica ainda que os consumidores utilizam cada vez mais aplicações de live video streaming para interagir com amigos, familiares e seguidores. A título de exemplo, aproximadamente um em cada cinco utilizadores de smartphones nos EUA diz estar interessado na publicação deste tipo de conteúdos em directo.
Quanto à Internet das Coisas, a Ericsson estima que existam perto de 29 mil milhões de dispositivos conectados até 2022, dos quais 18 mil milhões estarão ligados à IoT.