YouTube dá voz às mulheres
O YouTube está a lançar um programa global de produção dedicado às mulheres. A plataforma de streaming de vídeo vai investir em conteúdos criados por realizadoras ou produtoras femininas através do YouTube Spaces, espaços de reunião criativa que o YouTube tem aberto em diferentes pontos do globo como Paris, Los Angeles, São Paulo ou Tóquio.
Nos últimos meses, diz o The Verge, a tecnológica da Google convidou um grupo de mulheres a visitar estes YouTube Spaces para que pudessem desempenhar o papel de mentoras. Seis youtubers, incluindo Anna Akana dos Estados Unidos da América e Julia Veiga Faria do Brasil, transformaram-se em directoras criativas e ajudaram a filmar mais de 50 vídeos que abordam temas no feminino.
Paralelamente, o YouTube juntou-se às Nações Unidas para uma parceria de um ano que consiste na nomeação de Embaixadoras para a Mudança para a campanha “Sustainable Development Action”. Ingrid Nielsen, Jackie Aina, Yuya, Tay Ferreira, Hayla Ghazal, Louise Pentland e Chika Yoshida são as primeiras youtubers a ocupar esta função, sendo que os seus deveres passam por criar vídeos que promovam a igualdade de género e influenciar e inspirar as suas comunidades de fãs.