Ambição!

Portugal tem de ter ambição. Os Portugueses têm de ser ambiciosos.

Somos um País que tem uma história a apresentar e com que nos podemos orgulhar. Apesar de termos um espaço físico limitado e mais reduzido que outros, não foi isso que nos coibiu de partir à conquista de outros mercados, e mesmo o arrojo de irmos ao desconhecido.

Já dominámos o mundo. Já ditámos as regras. Já fomos grandes! E continuamos a sê-lo, mas parece que temos alguma vergonha de o demonstrar.

Somos um País que tem um passado que devemos promover, que tem de viver o presente com entusiasmo e tem de olhar para o futuro com ambição.

Os nossos empresários e trabalhadores fazem furor no estrangeiro. Ganham prémios, são reconhecidos, são convidados. Os nossos desportistas estão entre os melhores. Somos bons. E muitas vezes não nos convencemos disso. Ou não nos queremos convencer disso. Mas qual a razão de termos vergonha de assumir? Qual a razão para nos curvarmos, e não olharmos olhos nos olhos?

Não falemos mais de crise. Todos estamos cientes das dificuldades. Mas falemos antes no desafio que Portugal e os Portugueses enfrentam e que temos de ultrapassar.

Nós que nos soubemos unir para lutar contra Romanos, Mouros, Franceses e todos aqueles que nos invadiram, temos que nos unir agora para, em conjunto, ultrapassar este momento menos positivo que atravessamos.

Temos de unir os nossos esforços, as nossas competências, as nossas capacidades para, em prol de Portugal, sairmos da cauda da Europa, e posicionarmo-nos pelo menos na sua média.

Temos de sair da classificação de “PIGS” e das associações directas à Grécia com expressões tipo “somos os próximos”.

Temos País para isso e temos povo para isso. Apenas temos que remar todos para o mesmo lado.

Mas aquele povo que canta a “Portuguesa” com toda a sua força, e que coloca as bandeiras à janela a apoiar a sua selecção nacional de futebol, também não resgatará esforços para colocar Portugal no lugar que ele merece.

Por Ricardo Florêncio

Director editorial marketeer

Artigos relacionados