Quanto vale um Benfica-Porto?

Um estudo de impacto económico revela que as receitas do jogo de futebol entre o Benfica e o Porto podem ascender aos 23 milhões de euros. Elaborado pelo IPAM, o estudo tem em conta o sector da restauração, apostas, consumos em casa e publicidade mas também as receitas directas. As últimas valem apenas três milhões de euros.

O maior volume de negócios daquele que é considerado o jogo mais importante da época é gerado, essencialmente, fora de campo. De acordo com os resultados do IPAM, 20 milhões de euros representa um valor bastante acima do que é habitual no futebol português, sendo que provêm de origens tão distintas como deslocações, segurança, aperitivos ou bebidas. Em média, o consumo por pessoa está entre oito e 12 euros.

Daniel Sá, director do IPAM Porto e coordenador do estudo, explica que apesar de o campeão poder não ser conhecido já este domingo, o dinheiro será movimentado de qualquer forma. “Um cenário que, independentemente do desfecho, incontornavelmente, encontrará na economia nacional um vencedor antecipado”, concluiu.

Artigos relacionados