Os grandes eventos em Portugal
Ricardo Florêncio
Director Editorial Marketeer
Editorial publicado na edição de Outubro de 2013 da revista Marketeer
Os grandes eventos têm proliferado em Portugal em diferentes campos. Seja a nível desportivo, cultural ou musical, Portugal entrou definitivamente na agenda de grandes nomes.
Para além de excelentes concertos e festivais, temos hoje um vasto conjunto de provas desportivas, desde corridas – que vão das maratonas ao running – a diversas modalidades de ciclismo ou actividades náuticas, passando por torneios destinados às camadas jovens e inúmeras actividades de índole cultural. Conjunto este que permite que os portugueses tenham à sua disposição um leque alargado de opções para os seus tempos livres.
Este efeito bola de neve resulta de trabalho e forte actividade de um leque de empresas altamente profissionais, que têm vindo a permitir que Portugal se posicione na linha da frente no que diz respeito à organização de eventos.
Realce-se que a larga maioria destes eventos só são mesmo possíveis por contarem com o apoio de grandes empresas.
É óbvio que estas encontram nesses momentos um meio de fazer passar as suas mensagens, o seu posicionamento, os seus valores, cativando novos clientes e fidelizando os actuais com activações de diversos tipos, e criando uma relação com os clientes que lhes permitem gerar negócios.
Contudo, também não tenhamos dúvidas que, em muitos casos, o que está em causa é mecenato puro, pois, ao não deixarem de apoiar eventos mesmo quando estes não se inserem na sua área de actuação, permitem, desta forma, a sua realização.
É assim merecido prestar o nosso agradecimento e tributo a todos aqueles que têm vindo a contribuir para que estes eventos aconteçam, já que muitas vezes são esquecidos e por vezes até criticados. O meu e nosso agradecimento.