Co-fundadores ponderam adquirir BlackBerry

blackberry_2O co-fundador e ex-presidente executivo da BlackBerry, Mike Lazaridis, planeia apresentar uma proposta de aquisição pela fabricante de smartphones, juntamente com outro co-fundador da companhia canadiana, Douglas Fregin.

A informação consta de um documento divulgado ontem pela Securities and Exchange Commission (SEC), o órgão que regula o mercado de capitais norte-americano. Os dois co-fundadores (que, juntos, detêm 8% do capital da Blackberry) contrataram o Goldman Sachs e a Centerview Partners LLC para os ajudar a estudar uma proposta pela companhia.

Na corrida pela aquisição da BlackBerry está também a Fairfax Financial Holdings, o principal accionista da companhia, com cerca de 10% do capital, que deverá apresentar uma oferta na ordem dos 4,7 mil milhões de dólares (cerca de 3,46 mil milhões de euros). A Fairfax Financial Holdings, liderada pelo investidor canadiano Prem Watsa, anunciou no final do mês passado a sua intenção de compra, mas ainda está à procura de financiamento.

Mike Lazaridis e Douglas Fregin fundaram a fabricante de smartphones em 1985, na altura sob o nome Research in Motion (RIM). Mike Lazaridis, que foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do BlackBerry, abandonou a empresa (https://marketeer.sapo.pt/2012/01/23/presidentes-executivos-da-fabricante-do-blackberry-demitem-se/) em Janeiro de 2012, quando partilhava o cargo de presidente executivo com Jim Balsillie, que saiu na mesma altura. Já Douglas Fregin assumiu um papel de menor protagonismo e saiu da empresa numa altura em que o BlackBerry era o smartphone do momento.

Recorde-se que a BlackBerry foi colocada à venda depois de vários anos a perder quota de mercado para concorrentes como a Apple ou a Samsung. No último trimestre, as vendas da companhia caíram 45%, em relação ao mesmo período do ano passado, e os prejuízos agravaram-se para 965 milhões de dólares (711 milhões de euros). Se em 2009, a companhia detinha uma quota a rondar os 50% no mercado norte-americano, hoje não vai além dos 3%, segundo os últimos dados da analista de mercado IDC.

Artigos relacionados