Apple pode estar a desenvolver o iWatch

A Apple terá neste momento uma equipa de 100 pessoas a trabalhar no desenvolvimento de um relógico de pulso, apelidado pelos media internacionais de iWatch, avança a agência Bloomberg, que cita fontes ligadas ao processo. O dispositivo pode vir a ter um ecrã touch-screen curvo, sistema operativo iOS e integração com outros produtos da marca, como o iPad ou o iPhone.

Para além de designers de produto, a equipa alocada ao desenvolvimento do iWatch inclui gestores, membros do departamento de marketing e engenheiros de software e hardware que trabalharam anteriormente no desenvolvimento do iPhone e do iPad, adianta a Bloomberg.

Anteriormente, o New York Times já havia noticiado que a Apple está a testar opções de design para um relógio inteligente, reforçando os rumores que correm desde Dezembro passado. A publicação, que cita um funcionário da empresa, adianta ainda que a Apple está a testar um novo tipo de vidro flexível, o Willow Glass, que será fornecido pela Corning, a mesma empresa que fabrica o Gorilla Glass, usado em smartphones de diversos fabricantes. O Willow Glass, que tem apenas um décimo de milímetro de espessura e pode ser aplicado tanto em ecrãs LCD como OLED, permitiria a criação de um ecrã sensível ao toque curvo e flexível, que poderia até extender-se à pulseira do relógio.

O CEO da Apple, Tim Cook, está sob pressão dos investidores, que assisitiram a uma redução superior a 30% do valor das acções da empresa desde Setembro, em virtude de uma quebra das vendas e da perda de quota de mercado para a rival Samsung. A empresa da maçã até já cortou, nalguns casos para metade, a encomenda de componentes para o iPhone 5, o que pode significar que as vendas do smartphone de última geração da marca estão abaixo do esperado.

Neste contexto, o iWatch pode enquadrar-se num esforço da Apple em manter o ritmo de inovação a que habituou o mercado e acalmar, dessa forma, os investidores – já se passaram três anos desde que a empresa lançou o iPad, e seis desde o lançamento do iPhone. Ontem, numa conferência sobre tecnologia promovida pelo banco Goldman Sachs, Tim Cook fez questão de frisar que a Apple “não tem rival” no que toca à inovação. «Nós já mudámos o mercado várias vezes e surpreendemos os consumidores oferecendo produtos que eles nunca tinham visto antes, mas sem os quais já não conseguem viver», afirmou o CEO.

Recorde-se que, para além do iWatch, há vários meses que circulam rumores de que a Apple pode estar a desenvolver uma televisão inteligente na sua sede, localizada em Cupertino, Califórnia (EUA).

Artigos relacionados