“Todos Incluídos”: Nova SBE lança campanha de sensibilização para a empregabilidade inclusiva

CampanhasNotícias
Marketeer
06/01/2026
11:30
CampanhasNotícias
Marketeer
06/01/2026
11:30


Partilhar

A Nova SBE, através do Inclusive Community Forum (ICF), lançou uma nova campanha nacional de sensibilização para a empregabilidade inclusiva. “Todos Incluídos” tem como principal objetivo “impulsionar a empregabilidade das pessoas com deficiência e mobilizar as empresas para o recrutamento inclusivo, contribuindo para a construção de um mercado de trabalho mais diverso, justo e representativo”.

Desenvolvida em parceria com o Grupo WPP, a campanha vai estar presente, durante seis meses, em televisão, rádio, imprensa, outdoors e redes sociais, integrando testemunhos de pessoas com deficiência já inseridas no mercado de trabalho e de empresas que promovem a inclusão.

“Esta é uma campanha de sensibilização fundamental para mostrar o valor e importância da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Com esta iniciativa, queremos dar a conhecer histórias reais, com os seus sucessos e desafios e mostrar que o recrutamento inclusivo pode ser, e em muitos casos já é, uma realidade. Queremos chegar às pessoas com deficiência que ainda não estão no circuito do mercado de trabalho, e despertar as empresas portuguesas para este tema, criando uma rede que aproxime o talento do mercado, com todos incluídos”, diz  Mafalda Correia de Sá, project manager do ICF, citada em comunicado.

A campanha remete para uma plataforma digital dedicada a ligar e apoiar pessoas com deficiência às empresas, contando com quase duas dezenas de parceiros de recrutamento inclusivo (empresas de recrutamento e seleção com equipas dedicadas à inclusão, entidades especializadas na integração profissional de pessoas com deficiência e organizações sociais com projetos de empregabilidade inclusiva),  com a mesma a permitir a pesquisa e seleção do parceiro mais adequado para apoiar percursos profissionais e processos de recrutamento.

Estes parceiros, além de prestarem apoio às pessoas com deficiência na procura de oportunidades de trabalho, apoiam também as empresas que procuram talento e pretendem tornar os seus processos de recrutamento mais inclusivos.

Em comunicado de imprensa, a Nova SBE sublinha que “apesar da evolução positiva registada nos últimos anos, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho continua a representar um desafio relevante”, sendo que, de acordo com o Relatório Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2024, do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH), existe ainda uma diferença significativa de 14,7 pontos percentuais entre a taxa de emprego das pessoas com deficiência (65%) e a das pessoas sem deficiência (79,7%).

No que diz respeito ao desemprego, o mesmo relatório indica que, embora se tenham registado melhorias face a 2021, a taxa de desemprego das pessoas com deficiência (14,7%) continua a ser superior à da população sem deficiência (9,1%). Em 2024, dados do IEFP citados pela ODDH revelam que foram realizadas 1.097 colocações de pessoas com deficiência inscritas como desempregadas, correspondendo a 7% do total deste grupo no final do ano.

Perante este cenário, o Inclusive Community Forum (ICF), iniciativa da Nova SBE, dedica-se “à vida das pessoas com deficiência, com foco nas áreas da empregabilidade e da educação, promovendo soluções cocriadas com empresas, organizações sociais e instituições de ensino”, tendo em 2025 organizado a primeira feira de emprego exclusiva para pessoas com deficiência, ligando candidatos a oportunidades reais nos mais diversos setores de atividade.

“Ainda no âmbito da empregabilidade, o ICF desenvolve iniciativas como a Jornada para a Inclusão, através da qual as empresas assinam o Compromisso com a Inclusão, assumindo a responsabilidade de recrutar pessoas com deficiência e reconhecendo o valor económico e social da inclusão”, refere-se em nota de imprensa, onde se destaca também o programa Peer2Peer, que prepara pessoas com deficiência para o mercado de trabalho através de um modelo de mentoria em pares com estudantes do ensino superior.




Notícias Relacionadas

Ver Mais