APAV e Cupido alertam para a violência contra os jovens
A APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima lançou uma campanha que pretende alertar para a violência contra os jovens. A campanha, cuja criatividade ficou a cargo da agência Cupido, procura informar os jovens sobre situações de risco de violência na rua, enquanto membros de grupos e nas redes sociais.
“Actualmente os jovens vivem cada vez mais dependentes da tecnologia, estando sempre conectados, a partilhar informação e acabam, muitas vezes, por ignorar o que se passa no mundo real”, informa a Cupido em nota enviada às redacções, explicando o conceito da campanha, que pretende ser um “wake up call”.
Ricardo Sá e Micaela Lupo, ex-actores da série “Morangos com Açúcar”, são os protagonistas da campanha.
Televisão, rádio, imprensa e mupis são os meios em que a campanha estará presente. Em desenvolvimento está, ainda, uma aplicação para smartphones com integração com as redes sociais. De referir que este projecto será apresentado também na Suécia e na Escócia.
Importa destacar que a campanha se insere no Projecto Lead – Inform to Prevent, uma iniciativa europeia promovida pela APAV com o co-financiamento da Direcção Geral da Justiça da Comissão Europeia. Incentivar a adopção de comportamentos pro-sociais, alternativos ao uso da violência, promover a utilização de estratégias de segurança pessoal em diferentes contextos físicos e incentivar a procura de ajuda perante experiências de violência são os objectivos do projecto, que terá a duração de 24 meses.
Assista aqui à campanha criada pela Cupido.