Com a chegada do verão e das tão esperadas férias, milhões de utilizadores preparam-se para fazer as suas viagens de carro. E há já muitos anos que as apps de navegação se tornaram companheiras indispensáveis para chegar ao destino com segurança e eficiência.
Entre tantas opções, o Waze destaca-se como uma das apps mais populares, sendo, aliás, a única que conseguiu fazer alguma concorrência ao Google Maps — ainda que ambas pertençam à mesma empresa. O segredo do sucesso do Waze está no seu foco total na condução, tornando-a numa ferramenta ideal para viagens e deslocações em estrada.
A plataforma está recheada de funcionalidades úteis para condutores: desde avisos em tempo real, alertas, até informações sobre trânsito e outros eventos na via. Embora cada utilizador possa escolher as funções que mais lhe interessam, há cinco definições que devem ser obrigatoriamente ativadas antes de arrancar numa viagem de verão.
1. Programar o trajeto
O Waze permite definir a data e hora da partida, calculando o tempo aproximado de viagem e sugerindo o melhor momento para sair. Esta funcionalidade ajuda a organizar a viagem e a evitar surpresas, pois o trânsito pode variar. No dia da viagem, as indicações podem mesmo ser ajustadas em tempo real para otimizar o percurso.
2. Consultar os preços dos combustíveis
Nem todas as bombas de gasolina têm o mesmo preço, e procurar a mais barata pode significar poupar algum dinheiro. O Waze inclui uma secção dedicada às estações de serviço próximas ou no percurso, mostrando o preço do combustível em cada uma. Assim, é possível decidir onde parar para abastecer sem perder tempo nem dinheiro.
3. Ativar alertas de radares e avisos
Com a concentração no trânsito, é fácil não reparar na sinalização e ser surpreendido por radares. O Waze pode alertar o condutor para a presença destes dispositivos e outros avisos importantes, ajudando a evitar multas. Para ativar, basta ir ao menu das três linhas, selecionar “Alertas e Avisos” e garantir que a opção “Câmaras” está ligada.
4. Evitar portagens
Nem sempre é obrigatório pagar portagens, existindo alternativas sem custos que, por vezes, podem ser igualmente rápidas. O Waze permite ativar a opção para evitar portagens e até ferries, ajustando automaticamente o percurso para contornar estes custos. A funcionalidade está disponível nas configurações de navegação.
5. Definir o endereço de casa ou de destino
Esta função permite guardar endereços frequentes, como a morada de casa, do trabalho ou, no caso das férias, do hotel ou apartamento onde ficará hospedado. Desta forma, não precisa de andar sempre a inserir o destino. Basta adicionar o local, atribuir-lhe um nome e confirmar, para que fique facilmente acessível nas próximas utilizações.














