“Para maiores de idade” é o nome do programa apresentado por Laurinda Alves e pretende desafiar estigmas, preconceitos e tabus sobre o envelhecimento, promovendo um espaço de diálogo intergeracional.
O podcast parte da premissa de que estamos a viver mais tempo — e que, por isso, é urgente viver melhor. Num país como Portugal, um dos mais envelhecidos do mundo, a proposta passa por trazer novas perspectivas sobre o papel dos 50+, tanto na sociedade como no mercado de trabalho.
O episódio inaugural já está disponível nas principais plataformas (M80, Spotify, iTunes e Apple Podcasts) e conta com a participação de Maria João Valente Rosa, doutorada em Sociologia e especialista em Demografia. Em conversa com Laurinda Alves, aborda temas como a idade da reforma, o impacto do idadismo e a urgência de repensar os modelos atuais de envelhecimento.
Ao longo de 10 episódios, o podcast dará voz a cerca de 20 convidados que, a partir de experiências e visões distintas, irão refletir sobre temas como “O idadismo é uma tragédia”, “A crise é uma ocasião de crescimento” ou “A botoxização é um perigo, assumir a idade é bom”.
Segundo Mónica Chaves, CEO da Consultora Idade Maior, este projeto representa “uma oportunidade de levar todos aqueles que se disponibilizem para ouvir, numa profunda viagem sobre os desafios dos novos 50+ e sobre como todos estamos sempre a tempo de encontrar novas perspetivas para o futuro”.














