Twitter replica imagem de capa do Facebook

Num reforço da sua aposta nos dispositivos móveis, a rede de microblogging Twitter anunciou mudanças estéticas ao perfil dos utilizadores, uma nova aplicação para iPad e actualizações às aplicações para iPhone e Android.

A principal alteração ao perfil é a introdução de uma imagem maior, na parte superior das páginas dos utilizadores, à semelhança da “imagem de capa” no Facebook. Quanto à imagem de perfil deixa de estar colocada no canto superior esquerdo da página e passa a ser apresentada no centro da nova imagem de cabeçalho. Outra novidade é o facto de as imagens recententemente publicadas pelo utilizador abandonarem o menu de opções para passarem a ser apresentadas num espaço próprio, com mais destaque e com fotografias maiores.

Em nota de imprensa, citada pelo site Mashable, o Twitter afirma que estas alterações passam a ser vistas em todas as versões da rede social. Por exemplo, sempre que um utilizador alterar a sua imagem de cabeçalho, “a mesma imagem irá aparecer quando os seus seguidores virem o seu perfil, quer seja na web quer seja nas aplicações móveis. Os novos perfis estãos disponíveis para toda a gente”, explica o Twitter.

Para suportar as novas funcionalidades, o Twitter actualizou as aplicações móveis para iPhone e Android. De acordo com a Exame brasileira, para visualizar as imagens no smartphone, basta agora arrastar o dedo para a equerda ou direita e para ampliá-las o utilizador deve apenas tocar o ecrã. Quem aceder ao Twitter através de um dispositivo Android, pode ver as imagens em maiores dimensões através do gesto de “esticar” a imagem com os dois dedos (pinch-to-zoom).

Já a aplicação para iPad foi, segundo Dick Costolo, CEO do Twitter, redesenhada “do zero para torná-la mais rápida, apelativa e fácil de usar”. Para além de incluir também a imagem de cabeçalho e uma maior área para as fotografias, a interface de navegação tem outra organização, deixando de ser necessário que o utilizador arraste a página para ver a barra lateral, segundo o Mashable.

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