Porto é a melhor cidade da Europa em 5G, mas Lisboa não se fica atrás. Ambos lideram na velocidade

O mais recente relatório da MedUX, que será lançado durante a conferência MWC25, no dia 3 de março, revela que Lisboa e Porto estão entre as cidades europeias com melhor experiência de conectividade 5G. O estudo analisou o desempenho da rede em 15 grandes cidades da Europa, destacando a qualidade da experiência do usuário (QoE) e a confiabilidade das conexões.

Porto e Estocolmo lideram o ranking geral de QoE, enquanto Lisboa ocupa a terceira posição, demonstrando uma experiência de rede estável e de alta qualidade. A capital portuguesa também se destacou no critério de confiabilidade, registando uma taxa de sucesso de 99,63% nas sessões de internet.

Em termos de velocidade, Lisboa e Porto destacam-se no download, com Lisboa a registar uma velocidade mediana superior a 504 Mbps. Já Estocolmo lidera em upload, ultrapassando os 116 Mbps. O relatório também apontou que Porto e Copenhaga apresentam a maior disponibilidade de 5G na Europa, com uma taxa de registro de 87%.

No setor de dados e experiência OTT, Portugal e Suécia lideram, com Porto a garantir uma das conexões de jogos mais estáveis e tempos de resposta rápidos para serviços de nuvem. Já na experiência de streaming de vídeo, Estocolmo e Copenhaga destacam-se, garantindo um tempo de reprodução 4K de alto desempenho.

O relatório destaca ainda que, para além de terem elevada disponibilidade de 5G, ambas as cidades portuguesas têm 100% de registo em 5G mid-band n78, ou seja, um proxy de 5G de elevada qualidade.

Apesar dos avanços, o estudo identificou desafios, como a adoção lenta do 5G Standalone (SA) e a discrepância na exibição da conectividade real em dispositivos Android. A pesquisa mostra que, em média, os usuários em grandes cidades europeias permanecem conectados ao 4G por 25% do tempo, evidenciando a necessidade de investimentos em espectro de banda média para maximizar os benefícios do 5G.

Artigos relacionados