Venda de cartas Pokémon dispara 20%. Há quem pague milhares por alguns exemplares

Lembra-se das famosas cartas Pokémon que, noutros tempos, eram a brincadeira favorita de muitas crianças e jovens? Parece que a febre está de volta com um aumento de vendas impressionante.

Nos últimos meses, o mercado de cartas Pokémon tem atingido níveis impressionantes de valorização, com um aumento médio de 20% nos preços e algumas cartas específicas a valorizarem até 150%. A febre gerada pelo fenómeno já gerou até lutas em lojas e restrições na venda de pacotes em redes como a Costco, segundo relata o site Fast Company.

Segundo os especialistas, este crescimento é impulsionado por uma “tempestade perfeita” de fatores. Desde o seu lançamento em 1996, o franchising Pokémon conquistou gerações, criando um império multimilionário com jogos, séries e colecionáveis. Agora, os fãs de outros tempos cresceram e, com maior poder aquisitivo, investem em cartas raras, como a primeira edição de Shining Charizard, atualmente avaliada em quatro mil dólares.

Outro fator determinante é a influência de celebridades como Logan Paul, que ajudaram a impulsionar o interesse nos últimos anos. A popularidade das cartas se consolidou tanto que a Professional Sports Authenticator (PSA), principal empresa de autenticação do setor, agora avalia mais cartas Pokémon do que qualquer outro tipo de colecionável desportivo.

Os lançamentos recentes também contribuíram para o aumento da procura. Em novembro, a série Surging Sparks trouxe cartas altamente desejadas, seguida em janeiro pela série Prismatic Evolutions, que incluiu personagens como Eevee e as suas evoluções. Algumas destas cartas já estão inclusive a ser negociadas por mais de 1.500 dólares.

Além do fator nostálgico e do hype criado pelos colecionadores, o mercado Pokémon destaca-se pela rápida valorização de novas cartas, ao contrário das cartas tradicionais, onde as mais valiosas são, em geral, antigas. Exemplo disso é a Pikachu ex Special Illustration Rare, lançada em novembro, que já foi vendida por mil dólares no eBay, consolidando o fenómeno das cartas Pokémon como um investimento lucrativo e em ascensão.

Artigos relacionados