Atenção é poder: Medição da atenção Digital é prioridade para o futuro do marketing, diz estudo

Num setor cada vez mais fragmentado e omnicanal, a medição da quota de atenção digital tornou-se o fator decisivo para o sucesso das marcas. Medir a atenção digital torna-se o principal desafio de marketing em 2025, de acordo com o relatório ‘Digital Content Trends 2025’ da Epsilon Technologies.

72% dos gestores digitais consultados para a elaboração deste estudo consideram a consolidação de ferramentas e sistemas de medição como o principal desafio para este ano, o que reflete a necessidade de uma métrica fiável e precisa como o DAI, uma ferramenta única que permite avaliar a quota de atenção digital em sete ecossistemas principais: social media, social listen, tráfego web, tráfego de aplicações, influenciadores, search e media paga.

Outro dos principais insights será o papel da inteligência artificial (IA) na geração de conteúdos disruptivos e na otimização da análise de menções e comentários, o que permitirá às marcas identificar padrões de consumo e adaptar as suas narrativas de forma mais eficiente.

Além disso, o estudo destaca ainda que a pesquisa em IA e nas redes sociais está a redefinir a forma como os utilizadores procuram informação, e que as publicações dos gestores no LinkedIn geram quatro vezes mais impacto do que os canais corporativos, transformando-os em autênticos embaixadores da marca.

Por sua vez, dar mais prioridade à qualidade dos conteúdos e menos ao volume de publicações será outra das grandes tendências para este ano.

Os influenciadores tornam-se criadores de conteúdos especializados e, com formatos de colaboração, consolidam-se como os principais geradores de engagement. Além disso, estão a surgir cada vez mais conteúdos hiperrealistas que aumentam a afinidade.

Principais tendências em marketing digital para 2025
  • Medição da atenção digital: A consolidação de ferramentas como o Índice de Atenção Digital (DAI) permite avaliar a participação da atenção digital das marcas e otimizar a sua presença no ecossistema digital
  • Influenciadores especializados: os influenciadores gerais perdem relevância em relação aos criadores de conteúdo com expertise em nichos específicos, aumentando a credibilidade das marcas.
  • Colaborações (Collabs): consolidam-se como a principal estratégia de engagement, ultrapassando os formatos tradicionais.
  • Hiperrealismo e espontaneidade: conteúdos que mostram o produto com naturalidade geram maior afinidade e confiança.
  • Liderança em vídeo: o formato de vídeo adaptado ao meio continua a ser fundamental para aumentar a cobertura e o alcance.
  • Estratégia de publicação “Always-On”: a frequência e a qualidade andam de mãos dadas, combinando publicações orgânicas com meios pagos para maximizar o impacto.
  • Marketing de rua digitalizado: continua a ser uma estratégia eficaz para gerar interações através de experiências ao vivo e conteúdos imersivos.
  • Eventos físico-digitais (phygital): a digitalização das experiências em festivais e eventos melhora o engagement e a conversão.
  • Podcasts em formato snack: vídeos curtos de entrevistas e debates são consolidados em plataformas como o TikTok.
  • Diminuição dos sorteios e aumento dos conteúdos educativos: o entretenimento educativo assume o centro das atenções, substituindo as estratégias de envolvimento atualmente ineficazes.
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