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Massimo Dutti: Este é o segredo da marca que não tem nada que ver com Itália
Massimo Dutti tornou-se uma das marcas de moda mais conhecidas em Espanha ao longo das suas quase quatro décadas de história. No entanto, embora o seu nome possa causar confusão, não tem nada a ver com Itália.
O seu criador foi Armando Lasauca, que era um péssimo aluno madrileno cujo pai lhe arranjou emprego como vendedor de camisolas em Barcelona. Além disso, deu-lhe um carro e pagou cinco noites num hotel. Armando aproveitou a oportunidade. Graças à sua capacidade interpessoal e boa presença, tornou-se um grande vendedor e, mais tarde, distribuidor.
O seu próximo passo foi vender as próprias camisas a um preço acessível. Assim, em 1985, abriu a primeira loja Massimo Dutti, em Barcelona. O nome não tinha nada que ver com os seus fornecedores ou algo do género.
Os mais próximos de Lasauca chamavam-se Armandutti, daí surgiu a segunda parte do nome. A primeira surgiu do facto de este empresário falar sempre sobre como o seu projeto seria “o melhor”. Assim surgiu a Massimo Dutti, uma marca que hoje está presente em dezenas de países, mas o início não foi fácil.
No início, apenas foram vendidos alguns modelos de camisas para homem e os prejuízos foram substanciais. Mas a paciência acabou por dar frutos e a marca ganhou espaço no El Corte Inglés.
Inditex compra a marca
A empresa cresceu e estabeleceram-se lojas e franchisings por todo o país, o que despertou a atenção de um gigante: a Inditex. Em 1991 o grupo comprou a Massimo Dutti e ampliou o seu catálogo de produtos, abrindo também uma secção feminina. Assim, até se tornar numa das marcas mais conhecidas do seu império.
Por sua vez, Lasauca demitiu-se do cargo de presidente da empresa após a aquisição e em 1995 vendeu a totalidade da sua participação a título definitivo, iniciando uma nova carreira no setor imobiliário.