Rumor ou verdade? Diz-se que a 36ª temporada de “Os Simpsons” será o fim da série
Desde 1989, que “Os Simpsons” têm agradado de geração em geração com seu humor ácido, previsões perturbadoras que, muitas vezes, são alvo de debate, e críticas sociais camufladas de comédia familiar. Com a estreia da 36.ª temporada, especula-se que possa ser o fim da icónica série. Mas será mesmo? E porque é que se diz que pode ser o fim?
Comecemos pela estreia da 36.ª temporada, em 29 de setembro de 2024, com “Bart’s Birthday”. Inicialmente a estreia foi anunciada como o “final da série”, com um episódio que juntou nostalgia e humor, com uma versão animada de Conan O’Brien, ex-guionista, a ironizar “o fim dos Simpsons” e não a anunciar efetivamente o fim. Ainda assim, houve quem ficasse com dúvidas.
Mas o certo é que o episódio foi uma paródia repleta de clichês de finais de série, como mortes de personagens, casamentos e Bart a recusar-se a envelhecer, podendo tudo isso simbolizar uma certa resistência ao fim. A nostalgia foi destaque, mas não houve um encerramento definitivo.
O que pode ter influenciado esta temporada? A greve dos guionistas de 2023 pode ter levado à utilização de material de temporadas anteriores, mas esta “reciclagem” acabou por gerar especulações. A Fox e o Disney+ também introduziram especiais exclusivos no streaming, semeando dúvidas sobre a continuidade da série na televisão tradicional.
Os Simpsons perderam o brilho?
Os fãs mais nostálgicos têm afirmado que Os Simpsons perderam o brilho da sua “era de ouro” (temporadas 3 a 10) e desejam um final digno antes que a série entre em declínio. Contudo, as participações especiais e paródias contemporâneas têm mantido a série relevante, levando a crer que o fim pode ainda não estar próximo.
Apesar do episódio provocador “Bart’s Birthday”, declarações dos produtores sobre novos projetos, como especiais no Disney+, indicam que “Os Simpsons” não estão prontos para a reforma. A série continua a moldar-se e a adaptar-se às mudanças culturais e tecnológicas.