DreamMedia e Cemark suspendem participação no Estudo de Medição de Audiências OOH por falta de imparcialidade

A DreamMedia e a CEMARK, grupo proprietário do maior inventário de media Out-of-Home (OOH) em Portugal, com mais de 20.000 faces a partir de 2025, anunciaram hoje a suspensão da participação no Estudo de Medição de Audiências OOH conduzido
pela PSE, por falta de imparcialidade no tratamento dos dados.

A decisão, tomada com conhecimento da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), surge após a identificação de graves falhas de imparcialidade e representatividade no estudo, que colocam em causa a neutralidade no tratamento dos dados e a sua validade como ferramenta estratégica para anunciantes e agências.

Para Ricardo Bastos, CEO do grupo DreamMedia, “o crescimento do setor OOH, que já representa mais de 15% do investimento publicitário em Portugal, torna indispensável a existência de um estudo isento e representativo”.

“Não nos opomos à metodologia, desde que conte com o aval de quem investe — anunciantes e agências. O que não é suposto acontecer é haver influência de operadores do mercado junto da entidade responsável pelo estudo. Agora, com a suspensão do
maior parque OOH do mercado, o estudo perde validade porque deixa de refletir o retrato real do setor”, justificou Ricardo Bastos.

O Estudo de Medição de Audiências OOH foi criado para fornecer dados estratégicos e fiáveis, ajudando as agências e os anunciantes a tomar decisões de investimento mais informadas e eficazes. Na perspectiva da DreamMedia e Cemark, a dependência da PSE impede que o estudo cumpra plenamente esse propósito.

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