Nova campanha da ERA Portugal usa humor e provocação dirigida a quem procura a primeira casa
“ERA só o que faltava” é o mote para a nova campanha da ERA Portugal que promete desconstruir, através de uma abordagem humorística e ousada, as histórias que marcam o dia-a-dia de quem procura a sua primeira casa.
Desde os comportamentos dos agentes imobiliários até às atitudes dos clientes (vendedores e compradores), passando pelo (árduo) processo da efetiva aquisição do imóvel (negociação, visitas, pedido de crédito, avaliação, entre outros), tudo é alvo do apurado escrutínio satírico de Guilherme Duarte, a figura central de uma websérie de seis episódios que poderá ser vista, ao longo dos próximos meses, no Youtube, Instagram, Facebook e recém-criado TikTok da rede imobiliária.
Mariana Coimbra, diretora de marketing da ERA Portugal, explica que, “apesar de ser um tema que tem tido alguma atenção por parte do Governo e até dos Media”, havia a necessidade de uma “campanha sobre a habitação jovem que falasse a mesma língua de quem vai comprar a primeira casa”.
“Quisemos aproveitar este timing, que consideramos ser o ideal, para nos aproximar de uma nova audiência, mais jovem, junto da qual procuramos descomplicar ou simplificar um processo que sabemos poder ser bastante complicado”, destacou Mariana Coimbra.
E acrescenta: “Esta campanha vem, assim, preencher uma lacuna na comunicação do nosso mercado. Faltava uma imobiliária que falasse diretamente com um público mais jovem, de forma descontraída, descomplicada, em termos que fossem entendíveis para o seu target. Mais do que um anúncio, ficou claro que teríamos de produzir conteúdo de entretenimento para nos fazermos ouvir”.
O protagonista da campanha é também conhecedor destes desafios de comprar a primeira casa, não tivesse ele comprado a primeira casa recentemente precisamente nesta rede imobiliária.
“O Guilherme comprou casa connosco, ficou muitíssimo satisfeito com o serviço e, acima de tudo, sentiu a diferença entre procurar casa por si, sem qualquer tipo de apoio, e procurar casa com o auxílio de uma agência imobiliária diferenciada. Além disso, passou por todo o processo e isso deu-lhe muito ‘sumo’ para esmiuçar e criar todo o conteúdo que iremos partilhar nos próximos meses. Dificilmente um briefing teria o mesmo nível de profundidade”, justifica a responsável.
“ERA só o que faltava” vem assinalar também o lançamento oficial do novo canal de TikTok da ERA, uma aposta que evidencia um rejuvenescimento na comunicação da marca que, de resto, está bem patente em toda a campanha.
“A nossa aposta no TikTok estava iminente devido ao crescimento desta rede em Portugal. Com as novas medidas do Governo e o consequente aquecimento do mercado de habitação para as gerações Y e Z, considerámos este como o timing perfeito de criarmos conteúdo mais direcionado a este target. Alinhámos o lançamento da nossa presença nesta plataforma com a criação de conteúdo original da marca, em parceria com o Guilherme Duarte e estamos seguros de que para a ERA será uma excelente oportunidade para rejuvenescer e conquistar novos públicos”, conclui Mariana Coimbra.
A criatividade desta campanha ficou a cargo da Setlist (Guilherme Duarte) e da Pepper Brand Taste. A produção coube à Setlist, enquanto o planeamento de meios é responsabilidade da Pepper Brand Taste.