“É preciso marcas portuguesas mais fortes, e mais marcas em Portugal”, diz administradora do Turismo de Portugal
“Vou sair do meu espaço de conforto – o turismo”. Foi assim que Lídia Monteiro, administradora do Turismo de Portugal começou a sua intervenção na XXVII Conferência Executive Digest, apontando as suas três ideias para melhorar o País e a economia nacional
“Não vão ser três ideias originais, e destaco que o que importa é executar. São ideias que têm estado na ordem do dia e falta concretizar, por isso são importantes, urgentes e transformadoras para o país: são relativas território, empresas e pessoas”, introduziu.
“A primeira ideia tem a ver com termos um território mais equilibrado para que a nossa economia possa ser mais competitiva”, explicou, mostrando números que evidencia as diferenças entre o Litoral e o Interior do nosso País. “O Interior sofre de despovoamento, e o Litoral de pressão demográfica, e é um desafio com grande impacto nas nossas vidas, e na nossa economia”, assinalou. O reverter esta tendência pode ser feita a três níveis: mobilizar pessoas e empresas, criar centralidades invertidas, e alavancar a competitividade territorial.
A segunda medida que referiu, “está relacionada com as empresas terem mais valor, para as comunidades serem mais ricas”, exemplificando com “marca Portugal”, que tem valor e o acrescenta às empresas e às marcas. “Para que a marca do nosso País possa contribuir para uma economia mais saudável, é preciso marcas portuguesas mais fortes e mais marcas em Portugal”, convidando todos a envolverem-se na criação de um programa que permitisse isso mesmo, “para alavancar a economia e o País no seu conjunto”.
Por fim, a responsável destacou a aposta “no talento, mais produtivo e com competências mais alinhadas com o que precisam as empresas, os territórios e que permitam maior produtividade”. como exemplos deu a incorporação de investigação e desenvolvimento nas empresas, formação da gestão e liderança das empresas, ou a melhoria dos rendimentos das pessoas.
A XXVII Conferência Executive Digest juntou em palco os nomes mais relevantes do tecido empresarial nacional para debater o tema “É Agora Portugal!!! 12 ideias para melhorar o País”. A Conferência conta com o apoio da Altice, Capgemini, Caixa Geral de Depósitos, Delta Q, Fidelidade, Lusíadas Saúde, Randstad, MC Sonae, Tabaqueira, Unilever, e ainda com a parceria da Capital MC, Neurónio Criativo e Sapo.