H&M anuncia Glenn Martens como novo designer colaborador da marca

A H & M anunciou Glenn Martens, atual diretor criativo da Diesel, como a sua próxima grande colaboração de designer no final de 2025.
Ora, não é segredo que muitas “marcas de shopping” estão em alta, e a H&M está a levar as coisas a novos patamares estilísticos, apoiando-se fortemente em designers progressistas e colaborações de vanguarda.

Para quem não conhece, Martens é a mente magistral por detrás da renovação da Diesel que transformou a marca de vendedora internacional de jeans num espetáculo de moda imperdível ao longo de quatro curtos anos.

Talvez o mais famoso, porém, seja o facto de Martens estar por detrás do aumento da relevância e da popularidade geral do Y/Project. Através de colaborações inteligentes com grandes marcas como a UGG e algumas criações seriamente provocadoras, Martens transformou a Y/Project na principal marca de moda IYKYK.

Em particular, a Marten’s tem um talento especial para transformar roupas básicas em peças artísticas, com jeans distorcidos por um milhão de punhos extra e camisolas de alças enroladas em torsos como togas. E quase de certeza que não há melhor competência transferível quando se trata de trabalhar com gigantes do retalho que possuem uma quantidade aparentemente ilimitada de produtos básicos.

Portanto, embora ele ainda não seja um nome familiar, Martens é uma escolha sólida como colaborador convidado da H&M.

Ao longo dos últimos meses, a H&M tem reforçado as colaborações progressivas, como a ousada saída à noite que criou com Rabanne, camadas de Mugler que abraçam a figura e uma parceria bem revestida com o vencedor do Prémio LVMH, Rokh, de no início deste ano.

E, nomeadamente, quando a H&M relançou recentemente algumas das melhores colaborações de designers, selecionou algumas das suas equipas mais aventureiras, incluindo Maison Margiela, Simone Rocha e COMME des GARÇONS.

E não são apenas estas colaborações que destacam a expansão da H&M rumo à vanguarda.

O estilo qualitativo da H&M também sofreu uma atualização atual, como se pode ver na elevada coleção de roupa masculina da marca, Atelier, que coincide com a ascensão da linha de roupa mais elevada, COS.

Por mais entusiasmante que esta colaboração seja – Martens descreveu-a como “muito eu, muito peculiar, experimental”, durante o painel Business of Fashion’s Voices 2024, quando foi anunciada – está longe de ser o primeiro rodeo da H&M.

Assim, mesmo que inicialmente possa parecer contra-intuitivo utilizar designers de nicho para ampliar a identidade da marca H&M, é na verdade uma forma genial de obter ideias de vanguarda para o maior retalhista de moda do mundo, alinhando-o com os mais verdadeiros formadores de opinião da indústria.