Starbucks nomeia primeira diretora-geral da marca a nível mundial
Tressie Lieberman junta-se à cadeia de cafés como parte da revisão de marketing do novo diretor executivo Brian Niccol, que também inclui uma recente nomeação de uma agência.
A Starbucks prossegue a sua reestruturação a nível executivo e de marketing com a nomeação do primeiro diretor-geral da marca a nível mundial.
A estratégia de quatro partes do novo diretor executivo Niccol para dar a volta à marca em dificuldades inclui o restabelecimento da cadeia como um café comunitário e uma melhor narração da sua história – dois pilares que provavelmente farão parte das competências de Lieberman.
O executivo tem um “historial comprovado” na construção de marcas, no desenvolvimento de produtos, na melhoria das experiências dos clientes e na criação de um marketing inovador, afirmou Niccol numa declaração ao site NRN.
Desde que assumiu o cargo de CEO em agosto, Niccol tomou várias medidas para preparar a Starbucks para uma reviravolta. De acordo com a imprensa norte-americana, ao anunciar a reforma planeada do CEO da América do Norte, Michael Conway, a Starbucks disse que iria criar um diretor global de marca para proporcionar “uma experiência de marca convincente e consistente em todos os pontos de contacto com o cliente”.
Niccol criou uma função semelhante quando era diretor executivo da Chipotle.
Antes da sua passagem de mais de um ano pela Yahoo, Lieberman foi vice-presidente para o marketing digital e fora do local na Chipotle durante mais de cinco anos. Anteriormente, desempenhou uma série de funções relacionadas com o marketing digital – um ponto forte profissional, de acordo com o seu LinkedIn – nas cadeias Taco Bell e Pizza Hut da Yum Brands. Grande parte do seu tempo nas cadeias de restaurantes coincidiu com as passagens de Niccol pelas empresas.
Lieberman não será a única a escrever o próximo capítulo. Na semana passada, a Starbucks entregou as tarefas criativas dos EUA à WPP, que formará uma unidade personalizada para trabalhar no negócio da cadeia de cafés. A equipa Starbucks conta com o talento das lojas Ogilvy, VML e Landor da WPP.
A Starbucks continua a falhar as expectativas financeiras. As vendas comparáveis da cadeia nos EUA diminuíram 2% durante o terceiro trimestre fiscal de 2024, com uma diminuição do tráfego de 6% compensada por um bilhete médio 4% mais elevado. A empresa divulgará seus resultados do quarto trimestre e do ano fiscal completo em 30 de outubro.