Ronaldo não largou a bola… nem o Facebook

De acordo com um estudo elaborado pela Lewis PR e Statilizer, Cristiano Ronaldo foi o jogador que melhor utilizou a rede social Facebook para interagir com os fãs durante o Euro 2012. No que diz respeito às selecções, a Alemanha foi a que melhor soube fazer uso desta ferramenta.

Em parceira com a ferramenta especializada em análise de páginas do Facebook Statilizer, a agência digital Lewis PR mediu a forma como os fãs interagiram na rede social com as selecções e jogadores presentes na competição através da “Taxa Real de Fidelização” (TRF), que mostra o nível médio de interacção com base nas publicações, comentários e gostos. De acordo com a agência, para além de Cristiano Ronaldo, que lidera a tabela (com uma TRF de 32.42), também Nani está entre os jogadores que melhor souberam utilizar o Facebook para comunicar com os seus fãs, ficando na décima primeira posição (TRF de 4.11). Paradoxalmente, os fãs portugueses foram, entre os 16 países representados no Euro, os que apresentaram uma menor TRF (1.51), enquanto no outro extremo ficaram os alemães (TRF de 6.70).

De facto, enquanto os jogadores tiveram uma actividade bastante estável na rede social, no caso das selecções houve algumas oscilações, que acompanharam, de certa forma, a performance das equipas. Segundo o estudo, a Holanda caiu do segundo lugar no início da competição para a décima posição na TRF, ao passo que a Rússia caiu do primeiro para o sexto lugar ao longo do torneio. Já “os fãs gregos foram a grande surpresa do Campeonato da Europa de 2012, saltando do décimo quinto lugar para a terceira posição do ranking uma vez terminada a competição”, sublinha a Lewis PR em nota de imprensa.

«É muito interessante ver que algumas equipas e jogadores melhoraram muito a sua forma de interagir com os fãs no Facebook durante a competição», refere Fernando Batista, head office da Lewis PR Lisboa. «É pena que algumas das grandes equipas não tenham sabido aproveitar este torneio para interagir melhor com os seus seguidores. As páginas das selecções no Facebook são excelentes plataformas para criar fortes elos de ligação entre as equipas e os seus fãs», conclui.

Veja a infografia com os resultados elaborada pela Lewis PR.

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