Samsung prevê lucros recorde

A fabricante sul-coreana Samsung prevê que os lucros do segundo trimestre do ano tenham subido 79% para um novo recorde, alavancados pela venda dos smartphones da gama Galaxy. Ainda assim, as acções da empresa caíram ligeiramente, devido aos receios da parte dos investidores de que os lucros da empresa estejam a atingir o pico.

Entre Abril e Junho, a Samsung estima ter acumulado um lucro de 6,7 biliões de won (cerca de 4,75 mil milhões de euros), o que representaria um crescimento de 79% face ao período homólogo, de acordo com os resultados preliminares apresentados hoje pela empresa, citados pelo Financial Times. A fabricante prevê ainda que as vendas tenham alcançado 47 biliões de won (33,35 mil milhões de euros), que compara com os 39,4 biliões (28 mil milhões de euros) registados no mesmo período do ano passado.

Apesar dos resultados, as acções da Samsung chegaram a cair até 2% esta manhã na bolsa de Seoul. As previsões da empresa em relação às vendas ficam abaixo da estimativa média de 49,8 biliões de won (35,3 mil milhões de euros) dos 35 analistas inquiridos pela agência Bloomberg, e os investidores temem que os lucros da empresa estejam a atingir o limite. «Os lucros da Samsung vão provavelmente atingir o pico no terceiro trimestre», afirma Lim Dori, analista da Shinyoung Securities.

Ainda assim, a líder de vendas do mercado dos telemóveis, que no primeiro trimestre deste ano pôs cobro a um reinado de 14 anos da Nokia, revela que o negócio das telecomunicações foi o principal responsável pelos bons resultados no segundo trimestre. Apesar de não ter discriminado os resultados por áreas de negócio, a empresa adiantou que estima ter vendido cerca de 10 milhões de unidades do seu mais recente smartphone, o Galaxy S III, até Julho, o que o tornaria o seu produto de maior sucesso, até ao momento.

De acordo com o Financial Times, alguns investidores estimam que os lucros do negócio das telecomunicações da Samsung tenham duplicado no período em análise para 4,42 biliões de won (31,3 mil milhões de euros), o que representaria 70% dos lucros globais da empresa.

A Samsung deverá divulgar os resultados definitivos no final deste mês.

Artigos relacionados