Microsoft compra redes sociais para empresas

A Microsoft chegou a acordo para adquirir a empresa de redes sociais Yammer por 1,2 mil milhões de dólares (aproximadamente 962 milhões de euros). Com esta operação, a gigante tecnológica passa a deter várias redes sociais para uso corporativo.

A Yammer desenvolve redes sociais para cerca de 200 mil empresas, como Ford, Shell e Ebay, dando aos seus funcionários a possibilidade de partilharem arquivos, para além de outras funcionalidades semelhantes às do Facebook. O seu portefólio inclui redes sociais como a Salesforce.com e startups como a Jive Software e Asana, segundo a agência Bloomberg.

«Quando iniciámos a Yammer, há quatro anos, queríamos fazer algo em grande. Sabíamos como uma rede social poderia mudar a forma como trabalhamos. Com a Microsoft, vamos agora acelerar esse objectivo e ter acesso a tecnologias, conhecimento e recursos necessários para crescer e inovar», afirmou David Sacks, CEO da Yammer, citado pelo site da BBC.

De acordo com a Bloomberg, as negociações entre as duas empresas já decorriam desde o início do mês. Em comunicado, as companhias anunciam que a Yammer irá integrar a divisão Office da Microsoft e que a sua equipa continuará a reportar a David Sacks.

Com este negócio, a Microsoft reforça a sua aposta na estratégia de tornar os seus produtos de software mais apelativos, por forma a competir com a Google. No âmbito da mesma estratégia, a empresa adquiriu, em Maio do ano passado, o Skype por 8,5 mil milhões de dólares (cerca de 6,82 mil milhões de euros, ao câmbio actual).

As redes sociais da Yammer são utilizadas por cerca de cinco milhões de trabalhadores.

Artigos relacionados