Saiba quem abre os cordões à bolsa na publicidade em Portugal
Milhões de euros são investidos todos os anos nos meios de comunicação portugueses por anunciantes que tentam fazer a melhor repartição dos budgets disponíveis em função dos objectivos a alcançar.
Texto de Mª. João Vieira Pinto, Maria João Lima e Daniel Almeida
A distribuição dos mesmos está longe de ser igualitária entre os meios, destacando-se a televisão com 88,8% (14.666,698 milhões de euros), se tomarmos como exemplo o ano completo de 2023, segundo dados MediaMonitor que dizem respeito a preços de tabela. Segue-se a internet (com 4,8% do investimento), outdoor (2,4%), imprensa (2,0%), rádio (1,7%) e cinema (0,2%).
Quando se analisa os maiores anunciantes por meio, não é difícil constatar a diferença. Em televisão, em 2023, os líderes dos investimentos foram o Modelo Continente, NOS, Unilever, Altice e L’Oréal. Em internet, à Altice junta-se EDP, WiZink Bank, El Corte Inglés e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). Quando o meio é outdoor, o pódio é ocupado pela SCML, seguida do Super Bock Group, Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, McDonald’s e Coca-Cola.
No que toca à imprensa, os maiores anunciantes foram a Global Media, Belaudição, Cofina, Altice e Trust in News. Já em rádio o destaque foi da Nutribalance, seguida da CGD, Lidl, Modelo Continente e SCML. Para terminar, em cinema a liderança é das empresas NOS Comunicações, NOS Audiovisuais, Rolex, NOS Lusomundo e Eden Springs.