Deixou cair o telemóvel na água? Não entre em pânico, há um vídeo que pode eliminar completamente o líquido
Já deu por si aflito depois de mergulhar acidentalmente o telemóvel na água? Há vários vídeos no YouTube que afirmam apresentar uma solução milagrosa: uma onda sónica que supostamente consegue extrair o líquido do dispositivo. Intrigados, os especialistas em tecnologia do site The Verge e do iFixit decidiram pôr esta afirmação à prova.
Quatro smartphones – um iPhone 13, um Pixel 7 Pro, um Pixel 3 e um Nokia 7.1 – foram submetidos a um banho de água. Depois de remover o excesso de humidade, os especialistas reproduziram um destes vídeos misteriosos, que tem mais de 45 milhões de visualizações. Os resultados foram mistos.
O Pixel 7 Pro saiu completamente seco, enquanto o Nokia 7.1 teve dificuldade em livrar-se da água. O iPhone 13 e o Pixel 3 ficaram algures no meio.
Mas, afinal, como é que esta “feitiçaria sónica” funciona? Não se trata de magia, mas sim de um som cuidadosamente elaborado que cria uma corrente de ar suficientemente forte para expulsar gotas de água do altifalante do telefone. É assim que, por exemplo, funciona a função de ejecção de água do Apple Watch.
Antes de pegar no telemóvel e neste vídeo, lembre-se: este truque foi concebido para atingir a área do altifalante e não outras partes vulneráveis, como a porta USB ou a ranhura do cartão SIM. E embora possa ser um salva-vidas, não é um passe livre para tomar banho com o seu dispositivo. Resistência à água não significa ser à prova de água.