Já ouviu falar das camas de cartão onde vão dormir os atletas olímpicos? Os portugueses são especiais e vão ter camas inteligentes

As camas de cartão que equipam a aldeia olímpica em Paris (depois de terem sido as escolhidas para os Jogos Olímpicos de Tóquio) já fizeram correr muita tinta e prometem continuar a dar que falar nos próximos dias com vídeos partilhados pelos atletas atestando a robustez das mesmas.

Mas, polémicas à parte, a comitiva que representa Portugal, desta vez não terá essa experiência. O Comité Olímpico de Portugal (COP) escolheu a Ergomotion como o Parceiro Oficial do Sono da Equipa Portugal Paris 2024 e, deste modo, os atletas portugueses em competição nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 (que decorrem de 26 de Julho a 11 de Agosto) desfrutam de camas smart.

As 62 camas do modelo ErgoSportive instaladas para os respresentantes de Portugal destacam-se pela tecnologia que permite uma utilização totalmente ajustável e adaptável a cada utilizador, com um sistema de massagens integrado e uma ferramenta de tracking de sono, assim como outras métricas de saúde que optimizam o processo de descanso e renovação do desempenho do corpo. José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, salienta que parceria com a Ergomotion «contribui para a melhoria das condições disponibilizadas aos atletas da Equipa Portugal Paris 2024, através de uma nova experiência do sono».

Em conversa com a Marketeer, Mónica Araújo, directora de Marketing da Ergomotion, explicou as vantagens da utilização destas camas na recuperação personalizada para cada um dos atletas.

Qual a importância da parceria com o COP para a divulgação da empresa em Portugal?

A parceria entre a Ergomotion e o Comité Olímpico de Portugal pretende evidenciar o compromisso da marca em proporcionar bem-estar e uma vida mais saudável a todos os seus clientes. A presença nos Jogos Olímpicos e a associação directa ao Desporto contribuem para o posicionamento das camas inteligentes e ajustáveis da Ergomotion junto de um público abrangente, desmistificando o preconceito da cama ajustável enquanto produto geriátrico e/ou para um target com necessidades especiais.

De facto, os nossos produtos são muito úteis no suporte complementar de alguns cuidados de saúde, mas importa referir que, acima de tudo, uma cama inteligente e ajustável é uma solução que apresenta benefícios para qualquer pessoa e para a sua saúde física e mental, actuando como um produto de prevenção que influencia positivamente a qualidade do sono.

A Ergomotion, enquanto Parceiro Oficial do Sono da Equipa Portugal Paris 2024, garante aos atletas portugueses condições únicas de descanso, possibilitando um sono reparador e uma melhor recuperação física que, certamente, potenciará uma melhor performance e consequente sucesso da comitiva olímpica portuguesa.

Por isso mesmo, esta é uma parceria que se revela particularmente importante pois, por intermédio da exigência física e mental inerente à maior competição desportiva do mundo, as camas Ergomotion impactam directamente em vários aspectos da saúde que todos nós, sem excepção, devemos considerar. Entre outros, problemas de circulação e inchaço das pernas, apneia do sono, obstrução nasal, refluxo gástrico, ressonar e recuperação muscular.

As equipas que acompanham os atletas tiveram algum tipo de formação para tirar maior partido das camas?

As camas inteligentes e ajustáveis da Ergomotion são um produto para o público em geral, de funcionamento muito intuitivo, não necessitando de formação extra para a sua utilização. Através do comando físico disponibilizado para cada cama ou através da APP é fácil perceber como funciona, explorar todas as suas funcionalidades e personalizar mediante as preferências e necessidades de cada utilizador.

No âmbito da parceria com o COP foi explicado em detalhe ao Chefe da Missão Olímpica Portuguesa todas as particularidades da ErgoSportive – o modelo das 62 camas cedidas à Equipa Portugal 2024 – e entregue a cada um dos atletas um guia prático para a utilização das camas para que pudessem conhecer o produto e tirar o máximo potencial da solução de sono mais inovadora do mercado.

O que é que o modelo que acompanha os atletas permite de diferente quando comparado com outros modelos vossos?

A cama ErgoSportive tem uma história curiosa pois o seu desenvolvimento surgiu do desafio lançado por uma reconhecida empresa de tecnologia de tracking, posicionada entre os principais gadgets de tracking de desporto, o que fez com que este produto fosse desenvolvido para um público preocupado com o seu bem-estar.

Desde o seu lançamento em 2022, o sistema integrado nesta cama já sofreu vários desenvolvimentos que tornaram esta cama conectável com os ecossistemas da Garmin, Apple, Google e Samsung, sendo esta a principal funcionalidade que diferencia esta cama das restantes.

Toda esta tecnologia – que a Ergomotion, a breve trecho, estabeleceu como objectivo implementar em todas as suas camas – permite ao utilizador ter uma visão 24/7 dos seus índices de saúde, através da combinação das métricas medidas por gadgets utilizados pelos atletas com as métricas medidas pelo sensor integrado na base da cama, nomeadamente os períodos em sono leve e profundo, batimento cardíaco, respiração e até mesmo as calorias queimadas durante a noite.

De resto, toda a gama de produtos da Ergomotion está muito equiparada a nível de funcionalidades pois partilham da mesma tecnologia integrada, sendo as principais diferenças questões de design de produto.

Sendo atletas de alta competição, quais os principais benefícios destas camas e que tecnologias são usadas para responder a esses desafios?

A cama ErgoSportive apresenta benefícios ao nível da recuperação e bem-estar físico e mental dos atletas através da utilização das diferentes posições e funcionalidades que a cama oferece. Desde a utilização da posição “Gravidade Zero” (posição pré-definida nas camas Ergomotion), até ao ajuste personalizável da zona das pernas ou costas/cabeça, os benefícios alcançados com cada uma delas são inúmeros: sensação de ausência de gravidade, simulando uma sensação de flutuação que proporciona uma preparação mental e física para o descanso e a recuperação; distribuição uniforme do peso do corpo, reduzindo os pontos de pressão no corpo, a pressão vertebral e oferecendo conforto articular; melhoria da circulação sanguínea, evitando que o sangue se acumule nas pernas, reduzindo o inchaço das pernas e a tensão muscular, promovendo alívio das dores nas pernas e costas; desobstrução das vias aéreas e melhoria da respiração.

O ajuste autónomo e personalizado das zonas das pernas e cabeça, permite personalizar a posição da cama às necessidades individuais de cada atleta, tirando o máximo potencial para cada situação.

Importa ainda referir os motores de vibração integrados na cama, na zona das pernas e das costas, que induz ao relaxamento muscular, aliviando tensões, acelerando a recuperação muscular pós treino, reduzindo dores e rigidez, estimulando a circulação linfática, ajudando a eliminar toxinas do corpo e ajudando na redução do stress e ansiedade, promovendo uma sensação de calma e bem-estar.

Todos estes benefícios aceleram a recuperação muscular e do corpo, melhor preparando o corpo para o sono, o que impacta a qualidade do mesmo e o aumenta o tempo de sono REM (Rapid Eye Movement) e profundo, tornando as noites mais regeneradoras.

Um sono regenerador gera melhor performance física e mental tanto para atletas, olímpicos ou não, como para todos nós. Disso não temos dúvidas.

Texto de Maria João Lima

Artigos relacionados