A Relais & Châteaux fez 70 anos. E agora?

Aos 70 anos, a associação Relais & Châteaux está madura, mas quer continuar a amadurecer. O que se traduzirá na entrada em novos mercados, como a Índia, e na intensidade ao nível da avaliação dos parâmetros de qualidade de cada unidade com o seu selo.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

580 propriedades, cinco continentes, 65 países, 146 Routes du Bonheur, 376 estrelas no Guia Michelin, incluindo 40 estrelas verdes, e 42 mil colaboradores. São gigantes, os números da Relais & Châteaux, a associação sem fins lucrativos fundada em 1954, quando hoteleiros e chefs de oito pequenas unidades independentes em França se decidiram unir para divulgar os seus estabelecimentos sob o slogan La Route du Bonheur. Ao longo dos anos, o conceito cresceu e multiplicou-se, conquistando marcas, clientes e notoriedade a nível mundial.

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Maio de 2024 da revista Marketeer.