Portugal ganha prata e bronze nos Prémios PHNX 2024
Já são conhecidos os vencedores da edição de 2024 dos Prémios PHNX da AdForum e entre eles estão dois trabalhos com carimbo português. Estes galardões têm como objectivo destacar a criatividade das agências que gere impacto na sociedade.
O rebranding da SPILM (Sociedade Portuguesa Interdisciplinar de Laser Médico) valeu à entidade e à agência Cooprativa 5 pratas nos prémios, na categoria de Design. A mudança de visual pretendeu encontrar uma identidade visual que representasse adequadamente a SPILM e o seu significado.
O novo design da marca foi concebido tendo como inspiração a luz, especificamente o espectro visual composto por sete cores, que é utilizado em uma variedade de lasers médicos. Assim, foi desenvolvido “The Beam”: um símbolo que representa a SPILM, inspirado no ponto de incidência do raio laser.
Já a campanha “#NãoSejaBullydeBancada”, divulgada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e desenvolvida pela Coming Soon, ganhou bronze na categoria Filme. Esta aposta pretende prevenir e combater a violência no desporto, sensibilizando para a importância de incentivar as boas práticas, por parte de pais e encarregados/as de educação no acompanhamento de crianças e jovens.
No spot da campanha, cinco crianças reproduzem exemplos de discursos ouvidos por aqueles que as acompanham:
- «Aprendi com o meu pai que o árbitro é ladrão e a mãe dele é uma prostituta»;
- «Aprendi com a minha mãe que os jogadores da outra equipa merecem morrer»;
- «Aprendi com o meu tio que ser um bom adepto é beber até cair»;
- «Aprendi com o meu padrinho que um jogador preto deve ser chamado de macaco»;
- «Aprendi com o meu avô que dizer palavrões faz parte do jogo».