Rubis Gás: Na vanguarda digital: uma nova era para as garrafas de gás

O e-Commerce veio revolucionar a forma como a Rubis Gás interage com os produtos e clientes. «O comércio electrónico é, sem dúvida, crucial para que as empresas consigam acompanhar a evolução galopante das tendências tecnológicas e digitais nos dias que correm», refere Cristina Machado, directora de Marketing, Projectos e Desenvolvimento de Negócio da Rubis Energia Portugal.

Apesar de ser um negócio tradicional, «o sector específico das garrafas de gás não pode deixar de avançar a nível tecnológico », sob pena de não conseguir «assegurar o futuro e dar resposta às expectativas dos clientes». É por esse motivo que a Rubis defende que a «digitalização do negócio e a capacidade de adaptação ao desenvolvimento tecnológico têm um papel estratégico no crescimento da organização».

Durante e após a pandemia da Covid-19, o e-Commerce teve um grande crescimento e obrigou as empresas a adaptarem- se, rapidamente, a uma nova realidade, em que as compras online passaram a fazer parte do dia-a-dia dos consumidores.

Tendo em conta essa realidade, e no que ao negócio do gás diz respeito, a responsável explica que já tinha sido identificada a oportunidade de criar um canal de vendas online, muito antes do período pandémico. Contudo, admite que «a evolução do mundo digital acelerou a necessidade de ser lançada, o quanto antes, uma aplicação dedicada ao negócio do gás».

O projecto de vendas online teve início em 2020, numa altura em que, neste segmento, as soluções eram baseadas em versões de websites adaptadas aos ecrãs dos telemóveis. «Fomos pioneiros no desenvolvimento de uma aplicação dedicada ao negócio do gás e tem sido muito recompensador não só ao nível da experiência dos clientes, mas também dos nossos parceiros de negócio», acrescenta a profissional.

No caso concreto do mercado português, a transformação digital da Rubis tem sido um caminho percorrido em várias fases. Começou com a digitalização de vários processos, passou por investimentos em canais de comunicação, até chegar à reformulação digital do modelo de negócio da empresa, através da disponibilização de uma aplicação mobile e loja online – onde o cliente passou a ter a possibilidade de comprar a sua garrafa de gás ao revendedor habitual.

Depois do sucesso com a aplicação mobile, a Rubis focou-se «em melhorar a experiência e a relação com os clientes e parceiros de negócio, através da criação de áreas online específicas » – em que passou a ser possível consultar a conta corrente, comunicar leituras ou efectuar pedidos de abastecimento.

Neste momento, a empresa de gás tem todos os canais digitais a funcionar de forma fluida e integrada. «Estamos a apostar numa abordagem omnicanal, centrada no cliente, de forma a proporcionar uma experiência consistente em todos os touchpoints com a marca», explica a directora de Marketing, Projectos e Desenvolvimento de Negócio. Com esta estratégia, a Rubis pretende alcançar o público-alvo em todo o processo, desde a descoberta da marca, passando pelo acto de compra, até chegar à fidelização dos clientes.

Tanto na aplicação, como na loja online, os consumidores vão poder encomendar e comprar garrafas de gás e ainda beneficiar de parcerias e descontos exclusivos. A aplicação dá agora a possibilidade de desenhar campanhas locais, promovidas pelos revendedores da marca, assim como campanhas com abrangência nacional.

A título de exemplo, Cristina Machado destaca que, actualmente, estão em curso duas campanhas, em exclusivo, na aplicação. «Estamos a atribuir aos nossos clientes descontos até cinco euros. A campanha da nossa garrafa light oferece um desconto de 2,5 euros na compra de uma garrafa através da aplicação, podendo ainda ter um desconto adicional de mais 2,5 euros, caso seja a primeira compra do cliente», complementa. Além disso, a empresa apostou também em parcerias, que foram alavancadas através do e-Commerce e que trouxeram benefícios para os clientes.

PARCERIAS E VANTAGENS

O e-Commerce traz vantagens para os clientes que optam por comprar no canal online, além de permitir à empresa alcançar um público mais amplo. Poder encomendar e comprar garrafas de gás a partir de qualquer lugar e a qualquer hora; escolher a hora e o dia da entrega; seleccionar o método de pagamento; seguir o estado da encomenda; e ainda consultar o histórico, tornaram-se mais acessíveis do que nunca para os clientes.

A par deste facilitismo, a Rubis lançou várias campanhas de descontos e ofertas exclusivas para os utilizadores que compram na aplicação mobile ou nas lojas online. Ainda assim, a responsável admite que «a venda tradicional em loja continua a ser vital no negócio e assume um papel também muito importante na proximidade com os clientes. Somos reconhecidos pelo serviço de excelência prestado pelos nossos revendedores e parceiros de negócio».

Em relação à importância das parcerias, a responsável assume que têm um papel fundamental no alcance e satisfação dos clientes e dá o exemplo da parceria com o Automóvel Club Portugal (ACP), que tem sido alavancada através da aplicação da Rubis. «Esta parceria é uma vantagem estratégica que traz benefícios para a empresa, para os seus parceiros e sobretudo para os clientes que, sendo sócios do ACP, podem usufruir até quatro descontos por mês», explica. Na app, estes descontos podem acumular com os descontos das campanhas em vigor, como são os casos da campanha da primeira encomenda e da garrafa light, que podem atribuir até nove euros e cinquenta cêntimos de desconto durante um mês.

A responsável refere ainda que «com os dados recolhidos em compras online temos procurado analisar a satisfação dos clientes e dos nossos parceiros de negócio, através do rating que está disponível para os clientes avaliarem o processo de encomenda. Desta forma propomo-nos a manter os elevados padrões de qualidade e serviço. Podemos também comunicar ofertas, serviços e eventos aos clientes que consentem em receber as nossas newsletters».

Quanto ao futuro, Cristina Machado afirma que a Rubis projecta uma actualização permanente da aplicação mobile e da loja online. «O nosso foco mantém-se na consolidação da estratégia digital e na melhoria da experiência do utilizador, onde procuramos responder às necessidades e expectativas dos nossos clientes», conclui.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “E-Commerce”, publicado na edição de Abril (n.º 333) da Marketeer.

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