Bangla: a linha de joias ética e solidária que junta a Mesh e a Kolkata Relief
A Mesh, marca de joalharia portuguesa que se caracteriaza por todas as peças serem desenhadas e produzidas manualmente in-house, desafiou Tomás Magalhães, host do podcast Despolariza e fundador da organização Kolkata Relief, a de criar uma linha de joias que estivesse relacionada com a origem da associação.
Suportada por donativos, angariados através da plataforma online, a Kolkata Relief procura maximizar o impacto de cada acção, concentrando-se em soluções pragmáticas para problemas urgentes. Tomás e a sua equipa trabalham para fornecer ajuda directa às comunidades mais necessitadas, distribuindo itens essenciais, estabelecendo centros comunitários e compartilhando conhecimento com outras ONGs.
Da colaboração Mesh x Kolkata Relief nasceu a linha Bangla, em homenagem ao povo Bengalis proveniente da zona onde nasceu a semente da associação. Bangla (em português, bengalês) é a língua oficial dos povos da Baía de Bengal, onde actualmente fica a cidade de Calcutá. “É uma língua forte e poética de um povo que carrega uma nostalgia semelhante à do povo português”, descreve a Mesh.
Cada joia desta linha (com preços entre os 35 e os 39 euros) reverte num Relief Kit que inclui uma tenda, um kit de primeiros socorros, uma rede contra os mosquitos e um livro.