TAP ocupa 31.º lugar em ranking internacional de companhias aéreas
A TAP subiu dois lugares no ranking AirHelp Score 2023, ocupando agora a 31.ª posição. Pela primeira vez, a Azores Airlines passa também a figurar o ranking, situando-se na 76.ª posição, entre as 83 companhias áreas analisadas em todo o mundo.
Na edição deste ano do ranking, apesar de ter piorado no critério da pontualidade (5,70), a TAP melhorou nas outras duas áreas em análise, nomeadamente a qualidade do serviço (7,90) e a gestão de reclamações (7,80). Esta melhoria permitiu à companhia aérea atingir uma classificação global de 7,16 e subir da 33.ª posição, em 2022, para a 31.ª. A subida é ainda mais significativa quando comparada com o ano de 2019 (pré-pandemia), quando a TAP ficou posicionada no 61.º lugar do ranking.
“Em contínuo contraciclo com as notícias mais recentes, a companhia aérea portuguesa TAP continua a apresentar uma subida no ranking. Se em 2022 tinha apresentado uma melhoria significativa na sua classificação quando comparado com o AirHelp Score 2019, este ano o mesmo se volta a verificar”, sublinha a Airhelp em nota de imprensa.
Já a Azores Airlines, do Grupo SATA, estreou-se no ranking com uma pontuação global de 5,71, como resultado da avaliação dos critérios de pontualidade (6,90), qualidade do serviço (7,70) e gestão de reclamações (2,25).
A nível internacional, a Qatar Airways foi considerada a melhor companhia aérea do mundo com uma pontuação global de 8,38, seguida pela alemã Eurowings (8,27) e pela Polish Airlines (8,11).