É apreciador de Vinho do Porto? Caves Calém têm nova experiência para turistas

Todos os anos, cerca de 338 mil pessoas visitam as Caves Calém, em Vila Nova da Gaia. Para responder ao grande fluxo de turistas, as caves de Vinho do Porto lançaram um novo circuito dedicado a visitas de grupo, “sem desvirtuar a experiência de visita individual”.

A nova ala exclusiva para grupos representa um investimento de cerca de dois milhões de euros por parte do grupo Sogevinus, que detém as Caves Calém. Com entrada pela rua da Barroca, em Vila Nova de Gaia, o novo circuito decorre dentro de um armazém histórico datado de 1880 onde, “num saudável equilíbrio entre a tradição e as novas tecnologias, o visitante é desafiado a descobrir a região do Douro e do Vinho do Porto”.

O circuito é composto por 800 metros quadrados de exposição e uma sala de provas com capacidade para 200 pessoas. Ao longo da experiência, existem paredes interactivas onde é abordada a geografia do Douro, o solo, o clima, as castas e o processo da vinha ao copo; uma sala com vídeo projecção com sonoplastia, que convida os visitantes a mergulharem numa experiência imersiva e sensorial sobre a história da Cálem; uma sala que aborda a arte da tanoaria através de uma videowall composta por seis ecrãs; e, ainda, uma sala apoiada num ecrã transparente interactivo, de grandes dimensões, onde os visitantes podem saber mais sobre as famílias de vinhos e cores.

Este espaço dispõe ainda da possibilidade de realizar eventos, mediante consulta. «Esta nova aposta foi uma forma que a Sogevinus encontrou para acolher um turismo de grupo sem pôr em causa o serviço de excelência, dando, assim, um serviço ainda mais personalizado a todos os visitantes», frisa em comunicado Maria Manuel Ramos, directora de Turismo do grupo Sogevinus.

Actualmente, o enoturismo representa 25% da facturação do grupo Sogevinus. Com este investimento, o grupo estima um crescimento desta área na ordem dos 10%.

Artigos relacionados