Cada português desperdiça em média 183 quilos de alimentos por ano

Mais de 79 toneladas de alimentos são desperdiçados no mundo por segundo, correspondendo a mais de 2.500 milhões de toneladas por ano. Em Portugal, desperdiçam-se 1,8 milhões de toneladas anualmente, uma média que dá 183 quilos por pessoa. Para ajudar a combater este problema, a Too Good To Go chegou ao País em 2019 com excedentes alimentares diários de parceiros, disponibilizados a preços reduzidos.

“No País já existe uma comunidade de mais de 1,5 milhões de utilizadores e mais de 3.700 parceiros. Uma comunidade que junta já salvou mais de 2,2 milhões de Surprise Bags um pouco por todo o país, o equivalente a 5.000 toneladas de CO2e”, explica a empresa em comunicado.

A app está disponível gratuitamente para iOS e Android. Assim que os utilizadores fazem login, podem ver os estabelecimentos à sua volta e salvar as suas Surprise Bags favoritas a um preço reduzido, variando entre 2 e 5 euros. O conteúdo é sempre uma surpresa, uma vez que depende daquilo que sobra a cada dia.

O objectivo da plataforma é também educar os consumidores para que evitem o desperdício alimentar. “O desperdício alimentar é responsável por até 10% das emissões globais de gases com efeito de estufa. Assim, cada Surprise Bag salva ou cada refeição não desperdiçada faz a diferença, porque não só se poupa dinheiro, mas também se cuida do planeta. O desafio é assegurar que os alimentos produzidos sejam iguais aos alimentos consumidos, minimizando o impacto ambiental”, acrescenta a marca.

Artigos relacionados