Já arrancou o plano saúde gratuito para lisboetas com mais de 65 anos

O plano de saúde Lisboa 65+, que visa garantir o acesso gratuito a cuidados de saúde por parte dos lisboetas com idade superior a 65 anos, já entrou em vigor. A iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa (CML) pretende abranger 130 mil residentes na capital.

O plano prevê o acesso dos beneficiários (que podem ser todos os munícipes residentes e recenseados em Lisboa com 65 anos ou mais) a um conjunto de serviços de saúde gratuitos, tais como uma linha telefónica disponível 24 horas por dia, teleconsultas de medicina geral e familiar, assistência médica ao domicílio em caso de necessidade, entrega de medicamentos ao domicílio e transporte em ambulância sempre que o médico ao domicílio assim o determinar.

O programa abrange ainda condições especiais para os cerca de 5000 beneficiários do Complemento Solidário de Idosos (CSI), para os quais está previsto o acesso gratuito a consultas de optometria e a óculos, assim como a próteses dentárias e higiene oral.

O registo no plano de saúde Lisboa 65+ pode ser feito nas farmácias aderentes associadas da rede da Associação Nacional das Farmácias (ANF) ou da Associação de Farmácias de Portugal.

De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, este programa tem um investimento estimado anual de 1,5 milhões de euros.

Artigos relacionados