Acer duplica orçamento de marketing na Europa
A Acer, quarta maior fabricante de computadores do mundo, anunciou que pretende duplicar as despesas relacionadas com marketing no Velho Continente, numa tentativa de renovar a imagem da companhia e recuperar quota de mercado na região.
«As nossas últimas acções de comunicação eram antiquadas. A nova campanha vai ser mais moderna, queremos fazer algo diferente e que tenha um brilho especial», afirma Oliver Ahrens, presidente das operações da Acer na Europa, Médio Oriente e África, citado pelo Financial Times. De acordo com a mesma fonte, a tecnológica taiwanesa contratou a agência britânica Mother, conhecida por campanhas anteriores para marcas como a Coca-Cola, Boots e Ikea.
Segundo o analista de mercado Gartner, no ano passado a Acer caiu do segundo para o quarto lugar no que toca às encomendas mundiais de computadores, perdendo posição para a Hewlett-Packard, Lenovo e Dell. As vendas na Europa, que representam mais de um terço das receitas da companhia, caíram cerca de 46% entre Outubro e Dezembro de 2011 em relação ao mesmo período do ano anterior. A fraca performance do ano passado neste mercado obrigou a empresa a cortar 300 postos de trabalho.
Para inverter este cenário e recuperar quota de mercado, a Acer está a duplicar o seu orçamento de marketing em países como Alemanha, França e Reino Unido, segundo anunciou Walter Deppeler, global head of Marketing da companhia. A empresa está também a apostar na introdução de produtos de preço mais elevado, como o ultrabook S5, que a Acer reclama ser o notebook mais fino do mundo, com apenas 15 mm de largura. Para o terceiro trimestre de 2012 está também previsto o lançamento de computadores com o sistema operativo Windows 8, da Microsoft, avança a Bloomberg.