China entra na empresa que fornece água a Londres

china1O China Investment Corporation (CIC), fundo soberano chinês, comprou uma participação de aproximadamente 9% na Thames Water, a rede de água que abastece Londres.

A notícia é avançado pelo Financial Times, que revela ainda que esta á a primeira aquisição de activos britânicos desde que Pequim e Londres iniciaram conversações, na semana passada.

O acordo surge na sequência de uma visita de George Osborne, ministro das Finanças britânico, à China, durante a qual terá apelado a investidores chineses para injectarem capital nos projectos de infra-estruturas do Reino Unido. Segundo a mesma fonte, entre os interlocutores estavam Lou Jiwei, chairman da CIC, bem como o Industrial e Commercial Bank of China, maior banco do mundo por capitalização bolsista.

De acordo com o site da BBC, a Thames Water é detida pelo Kemble Water, um consórcio de investidores gerido pelo banco australiano Macquarie.

Em comunicado, divulgado na passada sexta-feira, o China Investment Corporation confima que comprou, através de uma subsidiária, 8,68% da holding que controla a Tames Water, sem divulgar os valores envolvidos no negócio.

Artigos relacionados