Venda da Burger King Portugal num impasse. Ibersol recusa proposta da RBI
A venda da Burger King Portugal à Restaurant Brands Iberia (RBI) continua num impasse. A Ibersol, actual operadora da marca em território nacional, anuncia que recusou a proposta enviada a 3 de Junho para aquisição dos restaurantes, dando oportunidade à RBI de rever os termos e condições da oferta vinculativa até ao próximo dia 10 de Junho.
O comunicado enviado à CMVM pela Ibersol revela que a oferta da RBI se mantém no enterprise value (valor-empresa) apresentado a 10 de Março, de 250 milhões de euros, numa base cash and debt-free, mas que o grupo assinalou “um conjunto de ajustamentos respeitantes à evolução futura do EBITDA e/ou geração de cash flows que entende conduzir a um enterprise value de 212 milhões de euros, acrescido de 7,3 milhões de euros relativos a créditos fiscais e 3 milhões de euros do investimento em dois restaurantes adicionais abertos em 2022”.
Na oferta vinculativa prevê-se ainda uma proposta de aquisição pela RBI, por oito milhões de euros, de cinco activos imobiliários não incluídos anteriormente no perímetro da potencial transacção.
Desta forma, “o Conselho de Administração da Ibersol, SGPS, S.A. decidiu comunicar à RBI a sua discordância com relação aos referidos ajustamentos”, prolongando até esta sexta-feira, dia 10 de Junho, o prazo para revisão dos termos.
O processo remonta ao passado mês de Fevereiro quando a Burger King Portugal alegou o incumprimento dos termos estabelecidos com a Ibersol, que previam a abertura de dois novos restaurantes e a renovação de três já existentes durante o ano de 2021.