Pinheiro Bombeiro e EDP lançam mercado de Natal sustentável
Entre 19 de Novembro e 19 de Dezembro, decorre no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o primeiro Mercado de Natal organizado pela EDP em parceria com o movimento solidário Pinheiro Bombeiro. Em foco estão preocupações ambientais e de sustentabilidade, bem como a promoção da economia circular, da redução do desperdício e da segunda vida de bens e objectos.
No Mercado EDP Planeta Zero & Pinheiro Bombeiro, as famílias vão poder escolher a árvore de Natal que vão levar para as suas casas e, de quinta-feira a domingo, poderão participar em diferentes actividades lúdicas e educativas.
Ao longo de cinco fins-de-semana, miúdos e graúdos são convidados a desenhar as suas próprias decorações de Natal na oficina de enfeites do Pinheiro Bombeiro, assistir a workshops de personalidades, especialistas e marcas, que vão apresentar dicas e soluções para um Natal com menos impacto no ambiente e, ainda, dar ideias para presentes feitos em casa.
Até o Pai Natal deste mercado vai promover a economia circular: os visitantes vão poder entregar brinquedos que já não usam, para que possam ganhar uma nova vida junto de quem precisa.
Ao longo destes dias será possível fazer compras mais conscientes para a época festiva, optando por produtos e marcas que apelam ao consumo responsável e à economia circular, fazer hortas para levar para casa ou encontrar livros, equipamentos de desporto e brinquedos em segunda mão para aprender mais sobre as preocupações que envolvem o planeta.
Quem não se puder dirigir ao Mercado de Natal, mas ainda assim quiser contribuir, pode alugar uma árvore através do website da iniciativa e dar uma segunda vida a pinheiros que foram cortados para limpar as matas.
À semelhança das últimas edições, o aluguer do Pinheiro Bombeiro tem um custo de 20 euros e, por cada árvore alugada online ou fisicamente no Mercado de Natal, 5 euros revertem para a compra de material profissional para apoiar os Bombeiros Voluntários Portugueses. Nas últimas quatro edições, a iniciativa já conseguiu recolher mais de 96 mil euros em donativos para esta instituição.