Grupo Ageas: «Área de Inovação vai ter um crescimento considerável»

O Grupo Ageas tem no seu ADN uma forte componente de inovação com o objectivo de proporcionar experiências emocionais e significativas. Para tal, contribui a área de Inovação do grupo, de onde têm surgido diversos produtos e serviços para melhorar a experiência dos consumidores

Esse departamento está estruturado em quatro programas centrais, cobrindo tanto a inovação interna como externa, promovendo o sector através de pedidos concretos de negócios ou novas oportunidades.

Katrien Buys, directora de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Grupo Ageas, explica que esta aposta na inovação é fundamental para a percepção que o grupo tem no mercado, permitindo criar produtos e serviços com verdadeiro impacto na vida das pessoas.

«Apesar de existir a opinião que o sector segurador não é um sector onde se possa inovar, a verdade é que se pode e é bastante desafiante fazê-lo. A Inovação no Grupo Ageas Portugal está estruturada em quatro programas centrais, que cobrem tanto a inovação numa perspectiva interna como externa. Apesar de serem programas distintos, acabam por se complementar e cobrem diferentes fases e Stakeholders, promovendo uma verdadeira “inovação aberta” e colaborativa», explica a responsável.

Quanto ao futuro desta área, Katrien Buys afirma que continuará a merecer um forte investimento, havendo várias novidades planeadas para este ano que permitirá gerar resultados a uma escala internacional.

Katrien Buys, directora de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Grupo Ageas Portugal

Quando e em que contexto surgiu a Área de Inovação do Grupo Ageas Portugal?

Desde o início que procuramos entregar às pessoas os serviços e produtos mais inovadores que tenham um impacto positivo e que venham colmatar as suas necessidades. Tendo em conta este objectivo, chegámos a um ponto em que percebemos que era fundamental criar uma área dentro do grupo que se dedicasse apenas à inovação e que servisse de facilitador entre as mais diversas áreas da organização. Neste sentido, em 2016, é criada a área de Inovação. Ao longo dos últimos anos, esta área tem tido um crescimento notável, não só ao nível da equipa, das suas competências e estrutura, mas também ao nível do apoio e desenvolvimento de diversos programas e projectos, em dimensão, orçamento, abrangência e complexidade.

Em que consistem os quatro programas centrais deste departamento: INside, INsure, INcampus e INhouse?

O INside é um programa de empreendedorismo interno que tem como objectivo apoiar os colaboradores no desenvolvimento de novas ideias de negócio, dando-lhes apoio, formação e mentoria. O INcampus é um programa e um espaço físico de inovação, organizado em conjunto com a Nova SBE, e permite co-criar ideias disruptivas com as gerações mais novas (os alunos universitários) e desenvolvê-las num ambiente de incubação. No caso do INsure, trata-se de um programa de inovação aberta com startups, que nos permite contactar com um elevado número de empresas disruptivas e seleccionar as mais promissoras para uma colaboração que cria valor para todos. Por fim, temos o INhouse, que se destina a projectos com maior maturidade, permitindo fazer uma análise da viabilidade de negócio e desenvolver pilotos para testar novos projectos em ambiente real. Em todos estes programas, as soluções com foco em impacto social e sustentável são sempre valorizadas e prontamente reconhecidas na empresa, respondendo aos mais recentes desafios do nosso mundo e da nossa sociedade.

Quais as principais soluções que surgiram a partir destes departamentos?

Muitos projectos já ganharam vida, outros ainda estão em desenvolvimento. Mas sem dúvida que já lançámos excelentes projectos, que foram desenvolvidos em estreita colaboração com parceiros internos (áreas de negócio e colaboradores) e externos (empresas, startups e universidades). Um desses projectos foi o avaliador de sintomas Covid-19, lançado em Abril de 2020 pela Médis, que permite identificar sintomas e fazer o despiste para um possível cenário de infecção, de forma simples e rápida. Lançámos também recentemente uma ferramenta de inteligência artificial para um dos nossos contact centers, bem como dois chatbots para simplificar a interacção dos clientes com as marcas Seguro Directo e Médis. Temos, também, diversas parcerias com startups, como é o caso da Sword Health, que permite fazer fisioterapia remotamente e foi incorporada na Rede de Prestadores da Médis, e da LactApp, uma aplicação que responde de forma personalizada a questões sobre maternidade e amamentação. Para além disso, lançámos a primeira edição do Prémio Inovação em Prevenção através da Ageas Seguros com o objectivo de premiar e promover as boas práticas mais inovadoras nas áreas de prevenção e segurança, de forma a estabelecer um ecossistema de melhorias significativas que contribuam para a eficácia na gestão das empresas. Actualmente, estamos também a trabalhar numa solução de mobilidade sustentável, que contamos lançar nos próximos meses.

Quantos participantes já aceitaram estes desafios lançados pelo grupo?

Os programas têm sido muito bem aceites, existindo uma grande receptividade por parte das pessoas, tanto a nível interno como externo. Por exemplo, no nosso programa de inovação interna, o INside, tivemos 52 colaboradores que participaram com ideias inovadoras, o que é realmente fantástico e demonstra que o espírito de inovação está presente no seio do Grupo Ageas. Já no programa de inovação aberta com startups, o INsure, tivemos 210 candidaturas, de 35 países diferentes e 80 pessoas envolvidas nos cinco projectos participantes, entre membros das startups, da nossa equipa e das várias áreas de negócio. Na última iniciativa do Hackathon Ageas, realizado em parceria com a Nova SBE, no qual equipas de alunos universitários tiveram de co-criar ideias para três desafios de negócio em 24 horas, participaram mais de 80 alunos de oito nacionalidades e 15 universidades diferentes. Estes são apenas alguns exemplos que demonstram o sucesso dos nossos programas.

Qual a importância destes programas na promoção da criatividade? E de que forma impacta a percepção do grupo no mercado?

Os programas de inovação que apresentámos têm vários objectivos específicos, consoante o público-alvo e o agente de inovação em causa. Contudo, há uma mesma missão que se encontra nestes diferentes caminhos: a criação de valor para o cliente e a formação das nossas equipas internas. Estes programas são, assim, fundamentais no estímulo e formação da criatividade nas nossas equipas. Todas as pessoas são altamente criativas, mesmo que algumas achem que não ou não tenham tido a oportunidade de serem educadas nesse sentido. A verdade é que a criatividade também se trabalha e estes programas procuram, também, que os participantes desenvolvam essa capacidade. É essa oportunidade que nós damos às nossas equipas, não só através de iniciativas internas, mas também da participação nestes programas, do acompanhamento dos vários projectos, do estudo dos casos de sucesso, da análise de impacto e dos resultados anuais que estes projectos representam para a empresa. Não tenho dúvidas de que somos percepcionados como um Grupo segurador inovador. Temos inovado em várias áreas e temos tido reconhecimento por isso. Por exemplo, para além dos programas, somos inovadores ao sermos uma seguradora que vai para além dos seguros. Porque tivemos a necessidade de estar um passo à frente, com o objectivo de estar onde estão os nossos clientes, proporcionando-lhes um serviço excepcional e integrado. Por isso mesmo, decidimos criar as marcas Go Far, Kleya, Clínica Médis, Ageas Repara e o Mundo Ageas.

Quais os objectivos que traçam para este ano no âmbito da inovação?

Este ano vai ser, sem dúvida, um ano de grandes novidades. Contamos lançar novos programas e deixar a nossa marca a uma escala internacional. Não posso adiantar muito mais. O que posso dizer, por agora, é que a área de inovação vai ter um crescimento considerável. O que são boas notícias, não só para o grupo, mas para os seus clientes, colaboradores e restantes stakeholders. Continuaremos focados em ser um parceiro de referência nos seguros, um parceiro relevante na prestação de serviços e o melhor local de trabalho para pessoas empreendedoras.

Que planos têm para este departamento no futuro?

Uma área desta dimensão, com estes programas e com diversos projectos, tem sempre a ambição de continuar a desenvolver e a criar serviços/produtos disruptivos. Tem a ambição de crescer. Acreditamos muito nesta área porque sabemos que a inovação é um tema do presente e será, claramente, do futuro. Não podemos parar e não podemos ficar para trás. Somos um grupo segurador que procura oferecer sempre o melhor serviço e o mais inovador aos nossos clientes. Por isso mesmo, a área de Inovação vai agarrar mais projectos e vai continuar à procura das melhores parcerias e dos melhores produtos e serviços. Juntos, iremos dar oportunidade a todo o ecossistema e aos mais jovens empreendedores de seguirem os seus sonhos e deixarem a sua marca. Agora, mais que nunca, os clientes olham para o sector segurador como um verdadeiro parceiro. Alguém que está “ao seu lado” em todos os momentos da vida, mesmo os mais desafiantes e será esse o principal foco da área da inovação no presente e futuro.

Texto de Rafael Paiva Reis

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