Banana da Madeira que parece batata frita? Este snack promete pausas crocantes
É na Madeira que é produzido o ingrediente principal da nova variedade de snacks da Urban Foods. A marca rumou à Pérola do Atlântico para desenvolver uma nova opção com base em banana da Madeira, que é transformada de forma a apresentar uma crocância semelhante à de batatas fritas.
A novidade, designada Banana Chips, visa elevar a produção nacional ao mesmo tempo que propõe aos consumidores um novo snack saudável. Segundo é explicado em comunicado, a banana é rica em potássio e magnésio, é uma boa aliada da saúde muscular, é rica em fibra, ajuda na sensação de saciedade e na regulação intestinal e, ainda, contém carboidratos que são fonte de energia.
“A Urban Foods é uma marca portuguesa que pretende criar valor para a economia do País, ao apoiar também a produção nacional com a utilização de matéria-prima de comunidades locais para o desenvolvimento de um dos seus produtos mais inovadores: as Bananas Chips”, indica a insígnia em comunicado.
Para produzir esta nova opção, todos os dias são colhidas manualmente bananas na Madeira que são, depois, transportadas para a fábrica próxima das plantações. O facto de o transporte ser de curta distância ajuda a manter a fruta fresca.
Na fábrica, as bananas são descascadas e cortadas em rodelas finas para que se tornem crocantes depois de cozinhadas. Por fim, são temperadas com sal marinho.
Maria Villas-Boas, fundadora da marca, acredita que o processo criativo e de inovação da Urban Foods «passa por dar uma oportunidade a ingredientes ricos nutricionalmente, mas pobres em sabor, transformando-os em snacks com as características com que todos sonhamos – saborosos, indulgentes e crocantes».
Já a CMO Marta Lousada sublinha como as restrições alimentares associadas, muitas vezes, a dietas podem não ser boas para a saúde: «Não acredito que seja com fundamentalismos que consigamos mudanças permanentes. Já passei por fases em que comia com muitas restrições e, depois, com um pico de trabalho, lá ia eu atacar umas batatas fritas ou um chocolate da máquina de snacks. Se abdicarmos do prazer que a comida nos dá, a asneira que vamos fazer depois é maior.»