Prémio de Jornalismo Vicente Jorge da Silva abre inscrições
Já estão abertas as candidaturas para a primeira edição do Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge da Silva, promovido pela Casa da Moeda. Criado para homenagear um dos nomes mais sonantes do jornalismo nacional, o prémio tem como missão distinguir trabalhos que reforcem os diferentes estilos de imprensa – investigação, reportagem ou análise, por exemplo – e que contribuam para uma sociedade mais informada, esclarecida e democrática.
Podem candidatar-se jornalistas com trabalhos publicados entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2020, em meios de âmbito regional ou nacional. As peças devem estar em português e em formato escrito.
Cada jornalista pode submeter um máximo de dois trabalhos, até 1 de Junho. Para concorrer é necessário ser titular de Carteira Profissional, Cartão equiparado a jornalista, Cartão de correspondente estrangeiro ou Título Provisório de Estagiário em Portugal. O trabalho vencedor será premiado com cinco mil euros.
«É com um sentido maior de serviço público que prosseguimos a missão de contribuir para uma sociedade informada e livre com esta iniciativa, relembrando a importância do trabalho e do rigor do Vicente Jorge Silva no jornalismo, não podendo deixar de apoiar e incentivar aqueles que continuam a escrever em língua portuguesa», comenta Gonçalo Caseiro, presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
A imagem e a identidade da competição foram desenvolvidas por Henrique Cayatte, designer e ilustrador português que optou pela representação dos jornais que marcaram a vida de Vicente Jorge Silva (Comércio do Funchal, Expresso e Público) através de três rectângulos.