Upcycling: quando o desperdício têxtil se transforma em moda
Reciclagem é uma palavra já bem conhecida, mas upcycling talvez provoque ainda alguma estranheza. Trata-se do processo de transformação de peças que poderiam ser consideradas lixo em novos e melhores produtos. Vestuário é uma das áreas em que se pode aplicar, tal como demonstra o mais recente projecto da MyCloma em parceria com a Escola de Moda do Porto (EMP).
A plataforma online de venda de roupa em segunda mão desafiou a instituição de ensino a colocar à prova a capacidade criativa e o conhecimento técnico dos seus alunos no sentido de criar peças de vestuário a partir de desperdício têxtil.
«Este é um projecto estratégico e da maior importância para nós. Volvidos quatro meses do lançamento da plataforma de venda de roupa em segunda mão, ter a possibilidade de lançar um projecto com a EMP que tem por base a criação de peças de autor através de desperdício têxtil é algo que vemos quase como o nascer de uma nova marca», comenta Ana Monteiro, fundadora da MyCloma.
Matilde Rocha, directora da EMP, por seu turno, sublinha como esta é uma oportunidade de oferecer aos jovens criativos um contacto mais próximo com a realidade empresarial. Nesta parceria, colaboram as alunos do terceiro ano do curso profissional de Design de Moda, que analisam as peças inicias, desmontam-nas e dão-lhes uma nova vida, dando origem a um trabalho personalizado e de autor.
As peças que resultam deste processo são colocadas à venda na MyCloma e toda a receita será entregue a uma instituição de solidariedade social.