Armazenamento gratuito do Google Photos acaba já no próximo ano
A partir de 1 de Junho de 2021, o Google Photos deixará de armazenar gratuitamente e sem limite as imagens de alta qualidade que os utilizadores tiram com os seus telemóveis. Mas, atenção, a novidade afecta apenas quem quiser ocupar mais de 15GB na cloud da gigante tecnológica.
Segundo o The Verge, todos os conteúdos carregados antes de 1 de Junho de 2021 não serão contabilizados. Só a partir daí é que a Google inicia o cronómetro dos 15 gigas.
A mesma publicação lembra que o Google Photos oferece armazenamento gratuito e ilimitado para fotografias e vídeos de alta qualidade há cinco anos e que este era precisamente um dos atributos mais apelativos do serviço: os utilizadores podiam (ainda podem) carregar conteúdos sem se preocupar como espaço que ainda terão ou não disponível.
Apenas utilizadores de telemóveis Pixel, da Google, poderão continuar a guardar as suas fotos de alta qualidade sem limites de espaço.
Embora o limite possa parecer um problema para quem está habituado a ter espaço ilimitado, a Google sublinha que 15GB é bastante superior aos 5GB oferecidos pela iCloud da Apple, por exemplo. Além disso, garante que 80% dos utilizadores do Google Photos demorará pelo menos três anos para atingir os 15GB.
A Google irá enviar alertas para que os utilizadores saibam que estão quase a ficar sem espaço e, quando isso acontecer, a solução poderá ser subscrever o Google One. Trata-se de um serviço de armazenamento pago que inclui uma VPN gratuita para Android.