Este aspirador é 100% feito de materiais reciclados e reutilizados
A preocupação com a saúde do planeta é transversal a todas as áreas de actividade e há cada vez mais opções, da alimentação ao vestuário, para quem quer reduzir a sua pegada ambiental. E a limpeza do lar não fica de fora: o Grupo Electrolux desenvolveu um aspirador 100% feito a partir de materiais reciclados e reutilizados.
Para já, é ainda um protótipo, mas este equipamento desenhado em parceria com a Stena Recycling, apresenta-se como “um novo e importante passo na transformação ecológica”. É também o primeiro fruto de uma investigação mais alargada que visa perceber de que forma se pode tornar o plástico reciclado tão funcional como as matérias-primas virgens.
«No Grupo Electrolux, o nosso compromisso é reduzir o nosso impacto no meio ambiente até 2030 e a circularidade na reciclagem é a chave para o conseguirmos», sublinha o CEO Jonas Samuelson. O objectivo da parceria com a Stena Recyling, que se dedica à recolha e transformação de produtos electrónicos, é apoiar os consumidores a fazerem escolhas sustentáveis, mas para isso, sublinha o responsável, é preciso uma aproximação consolidada entre reciclado e virgem.
Actualmente, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são globalmente produzidas todos os dias, mas menos de 12% é transformado em materiais reciclados. Isto porque, de acordo com a Electrolux, os fabricantes têm sérias dificuldades em encontrar materiais deste tipo que sejam de confiança, que tenham qualidade e consistência.
«No design dos produtos e nos materiais que utilizamos em novos modelos existem determinadas regras, de qualidade e de segurança, que precisam ser garantidas, por isso, temos que encontrar o equilíbrio no aumento da utilização de materiais reciclados e reutilizados», explica Henrik Sundström, head of Sustainability do Grupo Electrolux. Até 2030, o grupo espera que toda a gama de produtos contenha pelo menos 50% de materiais reciclados.