Audiências descem mas a Comercial mantém a liderança
A segunda vaga do Bareme Rádio da Marktest dá conta de uma descida generalizada das audiências de rádio em Portugal. Ainda assim, apesar do recuo de 1,9%, a Comercial continua a ser a estação líder em Portugal, registando 17,1% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV). Recorde-se que este é, habitualmente, o indicador utilizado para determinar a principal rádio em Portugal.
A RFM aparece logo a seguir com 16% de AAV, que compara com os 18,7% conquistados na primeira vaga deste ano. Quanto aos restantes indicadores, a Comercial regista 35,2% de reach semanal e 25% de share de audiência, valores que comparam com os 35,5% e com os 23,2% da RFM, respectivamente.
Os dados divulgados hoje mostram ainda que a Cidade FM é a rádio líder no segmento dedicado aos ouvintes mais jovens: 2,7% de AAV versus 2,5% da Mega Hits. Face à vaga anterior, notam-se também descidas na audiência em ambas as estações.
Por grupos, Media Capital Rádios vai à frente com 25,1% de AAV. O grupo da Rádio Comercial, M80, Cidade Fm, Smooth FM e Vodafone FM regista anda 47,8% de reach semanal e 39,8% de share de audiência. O Grupo Renascença Multimédia (RFM, Renascença, Mega Hits e Rádio Sim), por seu turno, apresenta 23,3% de AAV, 48,2% de reach semanal e 32,8% de share de audiência. Em terceiro lugar surge o Grupo RTP com 6,2% de AAV, 13,7% de reach semanal e 7,7% de share de audiência.