Aveiro oferece boleias de bicicleta a quem reciclar

“Tu Reciclas, Vais à Borla” é o mote de uma iniciativa desenvolvida pela Associação Patrulheiros e que visa incentivar a protecção das praias e florestas. Em parceria com o Município de Aveiro e a Associação Desportiva e Cultural de São Jacinto, serão oferecidas boleias de bicicleta a quem recolher embalagens de plástico.

A iniciativa decorrerá durante o Festival das Dunas de São Jacinto, que arranca hoje e se prolonga até ao próximo domingo, dia 25. Para participar é necessário instalar a aplicação móvel Patrulheiros e entregar plásticos para reciclagem nos ecopontos localizados junto à entrada do evento (entre as 10h e as 17h).

Como recompensa, os festivaleiros serão transportados em EcoTáxis ou Cargo Bikes. Os primeiros são veículos designados para o serviço de transporte, conduzidos por voluntários da associação e com três ou dois lugares. As Cargo Bikes, por seu turno, são bicicletas de carga. Ambas as opções vão estar disponíveis junto à saída do FerryBoat e farão viagens até à praia ou até ao local do Festival das Dunas de São Jacinto, nos dois sentidos.

Em comunicado, a Associação Patrulheiras adianta que a iniciativa integra o lançamento do projecto Patrulheiros de Costa, que se encontra em fase piloto até finais de Dezembro. “O objectivo principal desta campanha é testar uma solução de mobilidade suave, na patrulha e protecção da zona costeira e dunas, e, em simultâneo, valorizar ainda mais o parque natural de São Jacinto.”

Artigos relacionados