Nova solução da Nielsen permite compreender o público online

Uma ferramenta que permite conhecer melhor o público online e optimizar as decisões de marketing das marcas. É desta forma que a Nielsen apresenta a Digital Audience Profiler, nova solução que assenta em informações obtidas em redes sociais e que analisa hábitos de consumo, preferências de media e estilos de vida. A solução transforma os dados em insights que podem dar origem a acções concretas, promete a Nielsen.

«A Nielsen, através de dados quantitativos, é agora capaz de apontar exactamente qual o público online e o caminho mais fácil para o alcançar, cruzando as suas características demográficas e comportamentais», garante João Otávio, Client Development senior da Nielsen. Segundo o mesmo responsável, as marcas estão a investir cada vez mais em soluções digitais, mostrando-se interessadas em ferramentas que permitam avaliar a eficácia do processo de comunicação, o retorno em termos de visibilidade da marca e o impacto nos resultados.

A Digital Audience Profiler permite às marcas definir audiências de acordo com os seus objectivos específicos, recorrendo a variáveis sociodemográficas e comportamentos e interesses identificados. “Este perfil é depois analisado em comparação com um universo de referência, para que sejam tiradas conclusões sobre as especificidades do público a analisar”, explica a Nielsen.

Os Fado Lovers

Para exemplificar o potencial da sua nova solução, a Nielsen realizou uma análise aos Fado Lovers, procurando identificar interesses partilhados dentro deste grupo. A empresa de estudos de mercado olhou para utilizadores de redes sociais em Portugal, entre os 18 e os 65 anos, interessados em fado e comparou-os com a população em geral.

A avaliação revelou que quem aprecia este estilo musical possui gostos mais amplos em termos de música. “O público-alvo expressa, de forma global, uma maior afinidade pela generalidade dos estilos, o que parece indicar um genuíno gosto pela música, sendo a música clássica a que mais se destaca”, adianta a Nielsen. A mesma afinidade é demonstrada em relação a outras actividades artísticas como teatro, arquitectura, pintura, escrita e ópera.

Os Fado Lovers são também leitores ávidos, com particular inclinação pela obra de Fernando Pessoa. Destaque ainda para o interesse por autores como Luís de Camões, José Saramago ou Sophia de Mello Breyner Andresen.

Este grupo de utilizadores distingue-se ainda pelo gosto por diferentes tipos de cozinha e pela atenção dada a temáticas e preocupações sociais (voluntariado, ecologia e direitos humanos, entre outros).

Um interesse especial pelo fado é mais evidente em Coimbra e Lisboa, assim como nos vários distritos do Centro e Sul de Portugal. Além disso, este perfil é mais feminino (60%) e mais maduro do que média da população nacional.

Artigos relacionados