
Lidl transforma lixo das praias em equipamentos desportivos
Na próxima sexta-feira, dia 15, o Lidl dá início a uma iniciativa – TransforMAR – que visa dar utilidade e novo propósito ao lixo encontrado nas praias. A cadeia de supermercados vai marcar presença em 14 areais, de Norte a Sul de Portugal, através de um depósito que desafia os banhistas a combater a preguiça e a colocar o plástico no local certo.
O depósito, apelidado de plasticódromo, vai passar, em média, três dias em cada praia. A cada hora, o equipamento indicará o número de artigos recolhidos, mostrando a à comunidade o resultado do seu esforço.
Os resíduos plásticos recolhidos serão, depois, transformados em aparelhos para a prática de exercício físico nas próprias praias. Desta forma, as garrafas de água, bóias e embalagens, entre outros materiais, não acabam no fundo do mar. Em vez disso, podem contribuir para a saúde dos portugueses.
A iniciativa conta com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3e), Quercus e Agência Portuguesa do Ambiente (APA) como parceiros.
Olheiros do Lidl
A par do projecto TransforMAR, o Lidl vai levar às praias olheiros cuja missão é premiar o bom comportamento dos banhistas. Quem demonstrar ter uma boa conduta ambiental, bem como atenção à protecção solar, terá direito a vales de desconto.
De acordo com o Lidl, a acção em praia ganha, assim, uma outra dimensão, que pretende reconhecer e distinguir as pessoas que têm cuidado com a forma como passam o seu tempo ao sol.